Educação, política e democracia são temas de conferência internacional

Evento sobre Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica reuniu pesquisadores na PUCRS

02/07/2019 - 13h02
Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia, Sharon Todd

Pesquisadora canadense Sharon Todd / Foto: Bruno Todeschini

A PUCRS foi palco da 5ª Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) em parceria com instituições brasileiras e internacionais. Esta foi a primeira edição fora do Reino Unido, já tendo sido realizada nas cidades de Liverpool e Winchester. Entre os objetivos do encontro, ocorrido nos dias 27 e 28 de junho, estava o compartilhamento de experiências e conhecimentos produzidos no campo da Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica, além de oportunizar a cooperação entre pesquisadores da área.

Entre os destaques da programação estavam os palestrantes internacionais Judith Suissa, da University College London (Reino Unido), o professor Carl Safstrom, da National University of Ireland (Irlanda), e a professora Sharon Todd, da Maynooth University (Irlanda). Os convidados relacionaram educação, política e democracia discutindo questões da sociedade moderna e seu impacto no ambiente de aprendizagem.

Educação, democracia e conflito

Na quinta-feira, dia 27, a professora canadense Sharon Todd proferiu a conferência intitulada Facing conflict educationally: Democracy, subjectification and the senses (Enfrentando o conflito educacionalmente: Democracia, subjetivação e os sentidos). Na ocasião, a pesquisadora debateu sobre pluralismo da sociedade e como as diferenças culturais têm criado tensões no ambiente educacional. Para a professora, o conflito é inevitável no ambiente de sala de aula, porém isso não deve ser visto como algo negativo. “Conflitos são experiências e realidades, não apenas problemas a serem resolvidos”, comentou.

Pesquisadores Carl_Safstrom,Judith_Suissa,Sharon_Todd no Escritório de Cooperação Internacional

Pesquisadores Carl Safstrom, Judith Suissa, Sharon Todd (esquerda), recepcionados no Escritório de Cooperação Internacional da Universidade/ Foto: Thais Gonçalves

Sharon apresentou o que intitula de “dilema” da Educação: proporcionar um ambiente em que a o pluralismo floresça, mas as subjetividades possam respirar. A canadense também chamou a atenção sobre como os sentidos básicos estão diretamente ligados à nossa sociedade, fazendo com que compartilhemos o mundo de forma singular. Por fim, alertou os profissionais de Educação sobre a importância de enfrentar conflitos de forma educacional. “Pluralismo significa conviver com conflitos. Precisamos reforçar cada vez mais que o individuo não deve tolerar o outro, mas, sim, tolerar o fato de que nem sempre vamos concordar com o outro”, finalizou.

Redes de colaboração

O coordenador geral da conferência e professor do PPGE, Alexandre Anselmo Guilherme, celebrou a oportunidade de a PUCRS sediar a atividade. “Foi muito importante trazer esse evento para o Brasil, possibilitando uma troca de saberes com esses reconhecidos parceiros internacionais.  Isso possibilitou um estreitamento de relações com o Institute of Education, da University College London, e com o Centre for Public Education and Pedagogy, da National University of Ireland – Maynooth, qualificando ainda mais nossas pesquisas e processos de internacionalização”, adicinou.

Cooperação internacional

Na sexta-feira, dia 28, os professores Judith Suissa, Carl Safstrom e Sharon Todd, também participaram de uma reunião no Escritório de Cooperação Internacional. Os visitantes (foto) puderam conhecer mais sobre o trabalho de internacionalização da Universidade, além de apontar áreas de interesse para projetos futuros.