Edipucrs lança novo conceito editorial

Ação integra a programação da 12ª Semana do Livro da PUCRS, de 7 a 11 de maio

04/05/2018 - 08h33
obras da Edipucrs

Editora publica, em média, 65 obras anualmente
Fotos: Camila Cunha

A obra Qual é o sentido? Reflexões sobre o sentido da vida a partir de Viktor Frankl, de Luciano Marques de Jesus, professor da Escola de Humanidades, marca a estreia de um novo conceito editorial da Edipucrs. O lançamento ocorre no dia 8 de maio, às 17h30min, no átrio do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Integrando a programação da 12ª Semana do Livro da PUCRS, o evento é gratuito e aberto ao público, e terá uma palestra sobre o tema do livro, seguida de sessão de autógrafos.

Entre os dias 7 a 11 de maio, em uma tenda montada ao lado do prédio 8, os livros da Edipucrs serão vendidos com 35% de desconto, os de outras editoras terão 10% de abatimento e haverá balaios com obras a R$ 19,90. O atendimento ocorre das 9h às 21h30min.

O novo conceito

A Editora lançará publicações mais leves, em linguagem simples, com temas atuais e de interesse geral da sociedade. “No formato pocket, com cerca de 100 páginas, os livros não vão incluir notas de rodapé nem trarão bibliografias, mas referências para quem quiser se aprofundar no assunto”, explica o editor-chefe da Edipucrs, Luciano Aronne de Abreu. Os autores são professores, mestrandos e doutorandos, não excluindo a participação de estudantes de graduação. “A iniciativa visa estimular a produção dos alunos e aumentar a inserção social do que é publicado”, complementa. Teses e dissertações, assim como obras de cunho técnico e acadêmico, continuarão saindo pela Edipucrs. O novo conceito editorial poderá abrigar um conteúdo desse tipo, desde que adaptado a um público amplo.

Essa é uma das novidades da editora, que completa 30 anos no dia 9 de novembro. Surgiu no contexto de expansão dos cursos de pós-graduação para difundir a pesquisa realizada na Instituição. Mesmo sem cunho comercial, seu desafio hoje é chegar não apenas a um grupo especializado. “Reafirmamos o perfil de lançar obras de todas as áreas e com qualidade, agregando duas concepções: o conhecimento deve circular além do âmbito técnico-científico e a editora deve ser sustentável”, explica o editor-chefe.

Mesa-redonda sobre a Lava jato

Como parte da programação da 12º Semana do Livro, também será realizada a mesa-redonda Lava Jato entre jornalistas e juristas, no dia 10 de maio, às 19h30min, no auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Participam os professores Felipe Cardoso Moreira de Oliveira (Escola de Direito), Beatriz Dornelles e Jacques Wainberg (Famecos). Os dois últimos são organizadores, respectivamente, dos livros Lava Jato nos Porões do Jaburu – A gravação de Joesley e Temer como notícia de primeira página e Comunicação política e emoções coletivas: Lula e os procuradores, ambos lançados pela Edipucrs, que terão sessão de autógrafos às 21h.