Dupla diplomação na graduação aproxima PUCRS e ENISE, na França

Oportunidade está aberta a estudantes do curso de Engenharia Mecânica

18/06/2019 - 08h21
bandeira, frança, francês, graduação, internacional

Crédito: Pixabay

O novo convênio de dupla titulação entre PUCRS e a École Nationnale d’Ingénieurs de Saint-Étienne (ENISE), da França, permite que alunos do curso de Engenharia Mecânica, Escola Politécnica, cursem parte da graduação na instituição francesa e finalizem o curso com dois diplomas: um da PUCRS e um da ENISE.

A oportunidade surgiu com a vinda do estudante francês Aymeric Rollin, como participante do Programa Brafitec, convênio existente entre as duas instituições, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Neste período, o estudante francês cursou disciplinas do curso de Engenharia Mecânica na PUCRS e desenvolveu o estágio do curso na empresa Novus, sob a supervisão do professor Carlos Alexandre dos Santos. Na empresa, Rollin foi supervisionado pelo CEO, Aderbal Fernandes Lima.

“Vislumbramos o interesse na dupla titulação do Aymeric e, então, foram preparados e tramitados os documentos necessários para a formalização”, conta o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Sérgio Boscato Garcia. O aluno, que está na PUCRS até julho, retornará à França para finalizar as últimas disciplinas e será o primeiro universitário a conquistar a dupla diplomação neste acordo.

Como obter a dupla diplomação

Aymerick Rollin, Internacional, Mobilidade Acadêmica, França

Aymeric Rollin será o primeiro universitário a conquistar a dupla titulação nesse formato. Foto: Mariana Haupenthal

Segundo o Protocolo de Cooperação Científica e Acadêmica existente entre ENISE e PUCRS, o acordo de duplo diploma regulamenta o programa de formação integrada entre as instituições, possibilitando a obtenção dos dois diplomas pelos estudantes do curso. Para obter a dupla diplomação, os estudantes devem ser selecionados conforme critérios específicos definidos no acordo, como apresentar proficiência em línguas, cursar as disciplinas indicadas em cada instituição a partir de um programa de estudos pré-definido e obter resultados satisfatórios no conjunto das matérias estudadas.

Estes critérios devem ser atendidos em conjunto à participação dos estudantes em programas de mobilidade, como o programa franco-brasileiro Brafitec. Desta forma, após a inscrição e seleção no programa de mobilidade, os alunos devem contatar a coordenação do curso para que a comissão mista do acordo de Cooperação ENISE-PUCRS proceda com a análise do pedido do estudante. Além disto, entrevistas de motivação e acompanhamento poderão ser realizadas por representantes de ambas instituições para orientar os estudantes com relação às especialidades do curso.

Formação internacional

De acordo com Boscato, a dupla diplomação permite ao aluno atuar profissionalmente em ambas as nações, uma vez que o acordo assegura a validação das equivalências concedidas para o plano de estudos aprovado. Deste modo, e ao cumprir as exigências legais de cada país, o egresso tem a possibilidade de construir uma carreira no país de escolha ou em projetos que exijam a sua atuação tanto no Brasil como na França.

Interessados em saber mais sobre a dupla diplomação PUCRS-ENISE deverão entrar em contato com a coordenação do curso de Engenharia Mecânica pelo e-mail [email protected].