Doutora pela Famecos vence prêmio Abrapcorp de teses

Rosângela Florczak conquistou reconhecimento nacional abordando a comunicação estratégica

26/05/2017 - 10h01
Foto: Arquivo Pessoal

Rosângela Florczak, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (PPGCom Famecos), conquistou o Prêmio da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) de Teses e Dissertações. Com o tema Dimensões possíveis do diálogo na comunicação estratégica – tessituras e religações entre o relatório de sustentabilidade e as mídias sociais da Vale, o trabalho, orientado pela professora Cleusa Scroferneker, foi reconhecido como Tese Destaque. A premiação foi entregue no dia 17 de maio, dentro da programação do 11º Congresso Nacional da Abrapcorp, ocorrido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professora e consultora em comunicação, Rosângela obteve o título de doutora em dezembro de 2016. Em sua tese, tratou das dimensões do diálogo no contexto da comunicação estratégica. “Minha preocupação foi revisitar o conceito de comunicação no contexto das organizações, esclarecer o que, a partir dos teóricos que trouxe para o trabalho, pode ser chamado ou não de comunicação”, relata. A docente acrescenta que na etapa empírica de sua pesquisa buscou “encontrar o que as organizações entendem por diálogo e expressam em seus relatórios de sustentabilidade e como o praticam no espaço das mídias sociais, evidenciando as dimensões encontradas hoje e propondo novas”.

Sobre o prêmio, Rosângela afirma ter sido “uma grande alegria ter ficado entre os três finalistas na primeira avaliação feita pela Abrapcorp, pela seriedade da Associação e importância dos professores e pesquisadores a ela ligados”. Na banca, durante o Congresso, ela defendeu o trabalho com uma plateia formada pelas principais referências bibliográficas de sua pesquisa. “O resultado foi maravilhoso. Comemorei muito. O que tornou o momento ainda mais especial foi estar junto de colegas pesquisadores que torceram por mim e da minha orientadora, professora Cleusa Scroferneker”, comemora.

Prêmio Abrapcorp

O Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações tem como principais objetivos: fomentar a produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos programas de pós-graduação em Comunicação do Brasil; dar visibilidade à produção, incentivar o desenvolvimento de redes de pesquisa; e potencializar a circulação do conhecimento na área.

Esse foi o segundo ano consecutivo em que uma tese de doutorado defendida no PPGCom Famecos foi vencedora na Abrapcorp. Em maio de 2016, o trabalho contemplado foi da jornalista Lidiane Amorim, atual assessora de Comunicação e Marketing da Universidade.