Doutora em psicologia pela PUCRS recebe Prêmio Capes de Tese

Entrega do reconhecimento a Raquel de Melo Boff ocorreu em Brasília

14/12/2018 - 18h47
Foto: Arquivo pessoal

Raquel de Melo Boff, doutora em psicologia pela PUCRS, recebeu no dia 13 de dezembro, em Brasília, o Prêmio Capes de Tese. Sua pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, figurou na lista dos 49 trabalhos selecionados em todo o País, dentre os mais de 900 inscritos. A tese intitulada Efeito de uma intervenção interdisciplinar baseada no modelo transteórico de mudança de comportamento em adolescentes com sobrepeso ou obesidade foi orientada pela professora Margareth da Silva Oliveira, que a acompanhou durante a cerimônia de entrega do reconhecimento.

O resultado da 11ª edição do Prêmio se refere às melhores teses de doutorado defendidas em 2017. Além do trabalho de Raquel, a diplomada Inez Rocha Zacarias recebeu Menção Honrosa com a tese A mediação da teoria e do método em Marx na formação profissional em Serviço Social, sob a orientação da professora Jane Cruz Prates, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Este foi um dos dois trabalhos escolhidos no campo do Serviço Social. No total, 81 teses ganharam Menção Honrosa. A divulgação dos vencedores ocorreu em outubro, e as conquistas foram valorizadas pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, e pelo diretor de Pós-Graduação, Christian Kristensen.

Critérios de premiação

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato. Duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com a Menção Honrosa. São concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright. Por fim, há a entrega do Grande Prêmio Capes de Tese, concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel, à tese de maior destaque de cada área da ciência (científica, saúde e humanas).

Grande Prêmio em 2017

Em 2017, Amanda Costa Travincas, representando o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS, conquistou o Grande Prêmio Capes de Tese com trabalho sobre a escola sem partido. A tese A tutela jurídica da liberdade acadêmica no Brasil: a liberdade de ensinar e seus limites foi orientada pelo professor Ingo W. Sarlet. Confira notícia no link.