Divulgado o peso das provas do novo Vestibular de Verão PUCRS

Concurso ocorre em data única, no dia 27 de outubro, para todos os cursos

05/07/2019 - 15h08

Web Banners - Vestibular Inscreva-se 907x550O Vestibular de Verão da PUCRS 2020 apresenta novo formato. As principais mudanças incluem a realização da prova em um único dia, atendendo a um pedido antigo dos vestibulandos, e novos pesos. O concurso ocorre no dia 27 de outubro, um domingo. A composição das provas será dividida em dois núcleos: o núcleo comum, aplicado a todos os cursos, e o núcleo específico, aplicado de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Veja os detalhes abaixo:

Curso da Escola de Medicina
(70 questões objetivas + Prova de Redação)

• Núcleo comum:
    Língua Espanhola ou Inglesa, Matemática e Língua Portuguesa (30 questões / Peso 3)
  • Núcleo específico:
    Física, Química e Biologia (20 questões / Peso 4)
    Literatura, História e Geografia (20 questões / Peso 2)

Tempo para realização da prova: 5h30min

Cursos da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e da Escola Politécnica
(50 questões objetivas + Prova de Redação)

• Núcleo específico:
    Física, Química e Biologia (20 questões / Peso 6)

Tempo para realização da prova: 4h30min

Cursos da Escola de Direito, da Escola de Negócios, da Escola de Humanidades e da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos
(50 questões objetivas + Prova de Redação)

• Núcleo específico:
    Literatura, História e Geografia (20 questões / Peso 6)

Tempo para realização da prova: 4h30min

Formato da prova

Uma das principais motivações para a mudança é o alinhamento com as novas diretrizes do Ensino Médio, que preveem, além de um conjunto de aprendizagens essenciais, maior aprofundamento por área de conhecimento por meio de itinerários formativos. O novo modelo também reflete a organização da Universidade por Escolas, que reúnem cursos de áreas afins.

Devido à grande concorrência para Medicina, a prova terá um número maior de questões – abrangendo todas as áreas do conhecimento – e consequentemente um tempo maior de realização, com 5h30min. Os demais cursos terão 4h30min. A redução do número de questões, necessária para que o concurso seja realizado em um único turno, em nada compromete a qualidade e o nível de exigência da prova.

Modalidades de inscrição

No momento da inscrição, o vestibulando poderá escolher entre três modalidades: realizar a prova da PUCRS; utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ou realizar a prova e utilizar a nota do Enem. Neste último caso, para a classificação valerá a melhor colocação: escore nas provas ou pontuação no Enem.

Para mais informações, acesse aqui o link do vestibular de verão.