Diretor do Soccer Institute at Monteverde Academy visita PUCRS

Mike Potempa trocou experiências e conheceu novos talentos do futebol

07/12/2018 - 18h54

Foto: Camila Cunha

Mike Potempa, diretor do Soccer Institute at Monteverde Academy – reconhecido como o melhor programa de futebol da high school norte-americana – esteve no Parque Esportivo da PUCRS nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro. Em sua visita, o ex-jogador e treinador pode conhecer a estrutura e os novos talentos do Orlando City Soccer School (OCSS) no Rio Grande do Sul. Nos Estados Unidos, a instituição Monteverde Academy e o Orlando City Soccer Club possuem uma parceria estratégica na área do ensino.

Segundo Potempa, a educação e o esporte, em um mesmo ambiente, é uma filosofia de vida para os jovens norte-americanos e este é o seu desejo que seja implantado no Brasil. “O esporte é uma oportunidade de vida, ajuda a formar pessoas”, salienta. Sobre a estrutura do OCSS na PUCRS destacou como muito professional, com professores e técnicos querendo aprender mais sobre as metrologias de treinos. “Queremos que o programa realizado em Orlando possa ter a mesmas ações em Porto Alegre. Gostei da energia e a paixão pelo futebol e pelas crianças que existe aqui”, complementa.

Foto: Camila Cunha

Em seu roteiro de atividades, pela manhã, realizou uma troca de experiências com os professores do Orlando City Soccer School e da PUCRS. Os principais assuntos foram a disciplina e a consciência da importância do esporte na vivência escolar. “Nos Estados Unidos, o Orlando City tem enxergado o projeto em Porto Alegre com muito bons olhos. Ele é inédito no Brasil, pois tem um viés educacional. A vinda deste diretor demonstrou o quanto essa iniciativa é diferenciada”, enfatiza Pedro Viana, representante do OCSS no Rio Grande do Sul.

No turno da tarde, o diretor do instituto norte-americano acompanhou os treinos dos alunos da categoria Performance. Além das práticas de futebol, os jovens, de 16 a 21 anos, realizam aulas de futebol com comandos em inglês, aprendizado técnico e melhora na qualidade física. Essa categoria também possibilita estudar no exterior, pois permite o ingresso nas universidades americanas por meio de análises de desempenho realizadas no Orlando City Soccer School. “É com grande satisfação e importância que recebemos a visita do Potempa. A partir dos seus conhecimentos, ele poderá contribuir muito para o crescimento pessoal e profissional dos jovens”, frisa Márcio Müller, coordenador do Parque Esportivo da PUCRS.

Metodologia norte-americana

A metodologia e o cronograma de treinos do OCSS foram desenvolvidos cientificamente nos Estados Unidos e são os mesmos utilizados pelo elenco profissional. Os professores e treinadores foram cuidadosamente selecionados e treinados seguindo a cartilha criada pelas categorias de base e profissionais norte-americanos. Já os locais de treinamento oferecem estrutura de ponta, qualidade e segurança para os frequentadores.

Mais sobre Mike Potempa

Mike Potempa começou como treinador principal da equipe de futebol do time de futebol da Montverde Academy Boys em janeiro de 2010. Em 2012, sob a direção de Potempa, o time foi reconhecido como o melhor programa de futebol da High School nos Estados Unidos pela MaxPreps.com. O programa de academia de futebol de Montverde também tem assistido a mais de 150 atletas estudantes de graduação e angariado bolsas esportivas e acadêmicas para faculdades e universidades em todo o país.

Como jogador, Potempa representou a seleção dos Estados Unidos na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA de 1995, em Quito, Equador. Foi o primeiro jogador de futebol masculino na história do programa a ser reconhecido como um All-American acadêmico e atlético no mesmo ano. Como treinador, Potempa trabalhou com mais de 20 estudantes atletas que eventualmente passaram a jogar profissionalmente na Major League Soccer e no exterior, além disso tem experiência como professor de inglês e redação na Academia Montverde, além de seu papel como diretor de atletismo.

História do Orlando City Soccer Club

Fundado em 2010, o clube de futebol Orlando City Soccer Club tem sede na cidade Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos. Em 2013, foi comprado pelo empresário brasileiro, Flávio Augusto da Silva. O time foi anunciado em 19 de novembro de 2013 como vigésima primeira franquia da liga. Entrou na Major League Soccer (MLS) em 2015, ao lado do New York City.

No dia 5 de março de 2017, o Orlando City Stadium abriu as portas pela primeira vez. Mais de 25 mil espectadores assistiram o Orlando City derrotar o New York City FC por 1 a 0. Logo após a sua abertura, estádio foi sede de uma eliminatória da Copa do Mundo Masculina dos Estados Unidos, assim como a Final da Liga Nacional de Futebol Feminino de 2017.