Diplomados da Famecos que venceram prêmio visitam a Vale no Pará

14/02/2017 - 11h21
Relações Públicas visitaram a unidade de Parauapebas. Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Uma equipe de recém-formados da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) que venceu a 6ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA), promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) no segundo semestre de 2016, esteve no começo de fevereiro em visita a uma das unidades da Vale, no município de Parauapebas, no Pará, como parte integrante da premiação. Participaram do encontro os relações públicas Matheus Wecki, Guilherme Severo e Jéssica Dias, acompanhados do professor que orientou o projeto, Diego Wander.

A proposta era aproximar as equipes finalistas do desafio com a indústria da mineração, temática colocada no desafio. Acompanhados pela equipe de Comunicação da Vale e representantes de outras mineradoras – que compõem o Comitê de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) – os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de extração mineral realizado na região da Serra de Carajás, além dos programas sociais desenvolvidos pela empresa.

No primeiro dia de visitação, o grupo teve contato com a cultura local, através da cooperativa Mulheres de Barro. Trata-se de um dos projetos sociais promovido pela Vale por meio de leis de incentivo fiscais (lei Rouanet) que busca fomentar o artesanato por meio do comércio de peças de barro. No mesmo local, o grupo Raízes Parauara realizou uma apresentação de Carimbó, dança típica do Pará. Junto à visitação ocorreu um bate-papo com a equipe de comunicação da Vale, apresentando alguns dos principais projetos desenvolvidos na região.

O segundo dia foi dividido em duas partes: visitação às instalações da Vale, incluindo uma das minas localizada na região norte da cidade e um workshop com o Comitê de Comunicação do IBRAM. Durante a visita às instalações, foi apresentado o processo desenvolvido na mineradora, da extração. O workshop foi conduzido pelo diretor de Comunicação do IBRAM e ex-diretor de comunicação da Vale, Paulo Henrique Soares.

Foto: Comunicação Vale

No último dia de visitação o grupo conheceu o Parque Zoobotânico de Carajás (foto), área de preservação de flora e fauna nativas da Região Amazônica. Segundo Wecki, a viagem possibilitou o conhecimento sobre a indústria da mineração, e oportunizou a discussão de estratégias de comunicação com profissionais com experiência de mercado. “Muitas dessas estratégias serão implementadas e levadas adiante”, destacou. Além da viagem, a equipe ganhou um troféu e R$ 10 mil.

O prêmio Aberje

O prêmio Universitário Aberje é um projeto desenvolvido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial em parceria com grandes empresas privadas do país. A 6ª Edição do prêmio tinha como objetivo ressignificar a indústria da mineração. Apresentado aos estudantes de ensino superior com a chamada “Atividade essencial para o desenvolvimento da sociedade. A indústria da mineração é mais do que o que você vê” o desafio contou com mais de 100 participantes oriundos de todas as regiões do Brasil.

Leia a notícia da premiação