Dia Nacional do Voluntariado é celebrado com programação especial

Centro de Pastoral e Solidariedade promove ações no Living 360°

28/08/2019 - 11h31

dia_do_voluntariadoEm 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, instituído a partir da lei 7.352, de 1985. A data tem como objetivo reconhecer o trabalho das pessoas que doam seu tempo e talento para causas de interesse social​ e para o bem comum. O Programa de Voluntariado da Rede Marista conta com cerca de 700 voluntários que atuam em diferentes áreas beneficiando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Na PUCRS, a programação gratuita e aberta ao público e será realizada nesta quarta-feira, a partir das 18h10min, no térreo do Living 360° (Av. Ipiranga, 6.681 – prédio 15), com promoção do Centro de Pastoral e Solidariedade.

Com o tema Cultura da Solidariedade, serão desenvolvidas duas atividades. O primeiro momento, será destinado à arte e a cultura com apresentações do grupo musical do Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand e de uma pianista da Associação de Cegos Louis Braille (Acelb). A segunda parte, com início às 19h30min, no auditório do Living 360°, terá a roda de conversa Cultura da Solidariedade – Qual minha contribuição?. Participam o padre Vilson Groh, diretor do instituto IVG, a voluntária Brenda Menine, que abordará, a partir da sua experiência, questões ligadas às imigrações; e a professora do curso de nutrição Rita Cuervo, que falará sobre alimentação, fome e construção de cultura da solidariedade.

Em Rede

Todas as unidades e empreendimentos da Rede Marista que contam com a atuação de voluntários têm programações especiais para celebrar a data. Nos Colégios e Unidades Sociais serão realizadas diferentes atividades sobre essa temática, como exposições fotográficas sobre a atuação voluntária, rodas de conversa sobre protagonismo e solidariedade, entregas de doações para entidades assistenciais e visitas às instituições atendidas pelo Programa.​

No Hospital São Lucas (HSL), a comemoração será marcada pela acolhida de novos voluntários no encontro Mochila Aberta. Atualmente, cerca de 150 pessoas atuam voluntariamente na área da saúde realizando atividades com pacientes de todas as faixas etárias, familiares e acompanhantes. A programação do HSL também inclui a palestra Sabedoria e espiritualidade no mundo do cuidado, do conhecimento e da informação, ministrada pelo voluntário Edson Dal Pozzo. A atividade será realizada na quinta-feira, 29 de agosto, às 14h, no anfiteatro Ir. José Otão (Av. Ipiranga, 6.690 – 2º andar).

Programa de Voluntariado

​​O Programa de Voluntariado da Rede Marista oportuniza iniciativas e experiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os participantes entram em contato com distintas realidades. As ações podem ser realizadas nas mais diferentes áreas de atuação atendendo entidades de todo o estado do Rio Grande do Sul cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) ou outras ONGs que colaboram com a promoção da vida e construção da Cultura da Solidariedade.

​O Programa também tem o objetivo de proporcionar experiências de voluntariado em diferentes espaços de missão marista. Na região amazônica, é realizado anualmente o Projeto Lábrea. A iniciativa oportuniza a atuação junto a crianças, jovens e adultos da cidade amazonense realizando de atividades pedagógicas, pastorais e formativas com as comunidades locais.


Leia Mais Veja todas