Dia Nacional do Químico: estudos contribuem para a qualidade de vida

Data em homenagem aos profissionais da química reforça a importância dos conhecimentos da ciência para a sociedade

18/06/2020 - 15h49
Dia Nacional do Químico

Infográfico 3D do açúcar, produzido pelo professor André Arigony

Uma ciência que estuda a matéria, desde sua estrutura e composição até suas relações com o ambiente e com o cotidiano. A química é um campo com diversas contribuições para a sociedade e para a nossa qualidade de vida. Celebrado nesta quinta-feira, 18 de junho, o Dia Nacional do Químico ressalta a importância destes profissionais.

Os fenômenos relacionados e estudados pela química e que estão tão presentes no cotidiano de forma tão natural, que muitas vezes nem percebemos. Ao longo do dia vivenciamos uma série de fenômenos e não associamos com a químicaPrecisamos considerar que essa ciência tem muitas ramificações e está presente em diversas áreas, sendo capaz de fornecer a base para o desenvolvimento tecnológico por meio do estabelecimento de conceitos, leis e teorias, que permitem a criação de novas tecnologias”, cometa a professora Lisandra Amaral, coordenadora do curso de Química da Escola Politécnica.

Com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento da química, o professor André Arigony, docente da Escola Politécnica, desenvolveu infográficos 3D com estruturas de elementos químicos. A iniciativa, denominada Infogramas para facilitar o ensino de química, já conta com oito estruturas que podem ser acessadas gratuitamente pelo computador ou celular. Entre os infográficos criados estão o modelo atômicoaçúcar e um comparativo entre as estruturas do grafite e do diamante. Segundo o professor, além de ser utilizada para o ensino de disciplinas teóricas, a iniciativa também possui o intuito de ampliar a visão sobre o lado positivo da área. “Os Infogramas dão uma visão atômica das estruturas, facilitando que estudantes possam compreender os elementos. Esse conhecimento, se tornando mais acessível, pode auxiliar com que as pessoas visualizem o potencial da química no desenvolvimento de coisas positivas”, destaca Arigony.

O professor também realizou a tradução de um infográfico sobre a ação dos antissépticos para as mãos na proteção contra infecções. O material pode ser conferido acessando o link. O infográfico também está disponível em PDF, clicando aqui.

Lisandra ainda ressalta que a tradução dos conhecimentos químicos pode ser identificada em aplicações práticas que garantam conforto e bem-estar. “Se faz necessário reconhecer a contribuição desta ciência, sendo responsável por situações que podem colaborar para a qualidade de vida como a síntese de fármacos e a síntese de novos materiais em setores como a aviação, agricultura, combustíveis e alimentos”, aponta.

Química aliada à saúde

Dia Nacional do Químico

Foto: iStock

Laboratório de Ensaios Químicos, uma das áreas de atuação  do complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo), realiza processos de certificação de produtos hospitalares para órgãos como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com Alexandra Schuh, química do Labelo, os ensaios do Laboratório verificam a contaminação no processo produtivos de produtos como seringas, agulhas, equipos de infusão e transfusão e fios de sutura cirúrgico. “Atualmente 30% de todos estes produtos comercializados no mercado brasileiro passam por ensaios em nosso laboratório. Os ensaios garantem que os produtos utilizados atendam aos requisitos mínimos de segurança durante sua utilização. Também são avaliados contaminantes que podem alterar ou degradar medicamentos que serão utilizados nestes produtos.”, ressalta Alexandra.

Na área de produtos hospitalares, o Laboratório de Ensaios Químicos realiza em média 200 análises e certificações ao ano, além de ensaios com 130 tipos de pilhas e baterias e o auxílio à indústria no desenvolvimento de 30 novos produtos na área hospitalar.