Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Dia da Consciência Negra tem Cine Debate HeForShe, na Escola de Humanidades

Evento integra calendário de atividades promovidas desde o dia 13 de novembro

19/11/2019 - 18h00
Foto: divulgação

Foto: divulgação

No Dia Nacional Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, a Escola de Humanidades promove o Cine Debate #HeforShe com o filme Quanto vale ou é por quilo? A doutoranda em Serviço Social, Cassia Engress Mocelin, será a debatedora, após a exibição. A atividade acontece das 14h às 16h30min, é gratuita e aberta ao público, na sala 305 do prédio 8 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Haverá distribuição de certificado aos participantes.

A programação alusiva à data começou em 13 de novembro, com o 6° Seminário Juventudes Negras e Políticas Públicas. Na oportunidade, diversas atividades voltadas à reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil foram organizadas, como oficinas, exposições, debates, dinâmicas, palestras com especialistas em História da África, entre outras. A proposta do evento é promover vivências de elementos da cultura negra e refletir sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira, na perspectiva dos direitos humanos.

Pesquisa e cultura
A Universidade possui iniciativas de grupos de estudos e pesquisas relacionados às juventudes negras. Um deles é o Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Neabi), que tem como objetivo desenvolver pesquisas e realizar ações na comunidade, na Educação Básica e Superior, com enfoque na diversidade étnico-racial e valorização de histórias e culturas indígenas, afro-brasileiras e africanas.

Por meio do Instituto de Cultura da PUCRS, neste ano, a Universidade promoveu eventos com renomados artistas negros. Um deles foi o encerramento do FestiPoa Literária, com a atriz e cantora Zezé Motta, que realizou uma conversa com o público para contar a sua trajetória artística, com momentos marcantes da carreira na TV, no cinema, no teatro e na música. Em um outro momento estiveram presentes os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, que fizeram um bate-papo no qual falaram sobre a sua carreira no teatro, no cinema, na televisão e em outras atividades artísticas.