Destaques 2019: PUCRS tem grande visibilidade na imprensa

Iniciativas da Universidade foram amplamente divulgadas por veículos de comunicação

26/12/2019 - 13h49

O ano de 2019 foi repleto de grandes realizações na PUCRS: lançamentos, parcerias, eventos, espetáculos e inúmeras pesquisas científicas. Muitas dessas iniciativas – mostradas por áreas nas reportagens da série Destaques 2019 – ganharam ampla visibilidade em jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas e portais de notícias, somando cerca de 10 mil citações ao longo do ano. Confira, abaixo, alguns dos acontecimentos que foram destaque na mídia:

Lançamento do prédio Living 360°

Em fevereiro, a Universidade inaugurou o Living 360º, um prédio com diversos ambientes de estudo, áreas de bem-estar e convívio, aliados ao que há de mais moderno para a aplicação de metodologias de ensino inovadoras. O espaço fica no coração do Campus, no prédio 15.

Nova ponte e obra de revitalização na Avenida Ipiranga

Em agosto, a PUCRS realizou a entrega de diversas intervenções de melhorias na avenida Ipiranga. Para contribuir com o fluxo viário de motoristas, ciclistas e pedestres, a Universidade construiu uma ponte em frente ao Museu de Ciências e Tecnologia. Outra iniciativa foi a revitalização de uma área de 11 mil metros quadrados da avenida entre a 3ª Perimetral (Doutor Salvador França) e a Rua Professor Cristiano Fischer, contemplando novo paisagismo, mobiliário urbano e intervenção artística.

INAUGURAÇÃO DA NOVA PONTE

Jornal do Comércio

Lançamento do Biohub

Criar negócios inovadores que gerem impacto na área da saúde é o propósito do Biohub PUCRS, iniciativa que a Universidade lançou oficialmente em outubro. O hub consolida, de forma inédita no Brasil, um ecossistema que reúne toda a expertise da PUCRS nas áreas de saúde, tecnologia e inovação, envolvendo as Escolas da Universidade, Hospital São LucasParque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).

biohub-bandtv

TV Band

Reabertura do Salão de Atos em show com Maria Bethânia

Porto Alegre recebeu, em novembro, uma nova estrutura totalmente modernizada para grandes eventos: o Salão de Atos da PUCRS. A reabertura foi marcada pelo espetáculo Claros Breus, de Maria Bethânia. A cantora recebeu o troféu Mérito Cultural da Universidade.

Estrutura completa do Tecna

Também, em novembro, uma das mais completas infraestruturas para produção audiovisual do Brasil foi oficialmente inaugurada. Composto por estúdios com parâmetros internacionais e salas para mixagem de som, desenvolvimento de animação e finalização, o Tecna, Centro de Produção Audiovisual da PUCRS, localizado no Tecnopuc Viamão, tem capacidade para atender a todo o ciclo produtivo do setor.

Inauguração Tecna

RBSTV

Hospital São Lucas e Oncoclínicas, uma parceria para o tratamento do câncer

Em novembro, foi oficializada a parceria entre o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e o Oncoclínicas para o lançamento de um novo centro de oncologia, com unidade de quimioterapia e consultórios médicos para tratamento. A estrutura receberá pacientes de planos de saúde e privados encaminhados por seus médicos para tratamento no HSL.

PARCERIA ONCOCLÍNICAS

Jornal O Sul

Pesquisas

Ao longo do ano diversas pesquisas foram divulgadas pela imprensa, dando visibilidade nacional à produção científica realizada na PUCRS. Confira algumas delas:

Irregularidades no comércio de bacalhau

Em abril uma pesquisa revelou um alto índice de fraude no comércio de bacalhau na capital gaúcha de diferentes tipos, configurando um crime contra o consumidor. O estudo foi realizado em parceria entre o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Forense (INCT) da PUCRS e a Polícia Federal.

bacalhau-record

TV Record

Múmia egípcia tem identidade confirmada

Em maio, a cabeça de uma múmia egípcia que chegou ao Brasil na década de 50 teve a confirmação de idade, sexo e origem em pesquisa realizada na PUCRSIret-Neferet (que significa “olho bonito”) viveu entre 768-476 a.C., segundo exame de radiocarbono (C14) realizado nos EUA. Em agosto, foi apresentado ao público o trabalho de reconstrução facial da múmia.

MÚMIA EGÍPCIA cerro largo

Site Revista Galileu

Fibras alimentares protegem de infecção de vírus causador da bronquiolite

Um estudo publicado em julho na Revista Nature Communications demonstrou que uma dieta rica em fibras protege contra infecção pelo vírus sincicial respiratório grave (VSR), um dos principais causadores de bronquiolite em crianças menores de dois anos de idade. A pesquisa, realizada em camundongos, faz parte do trabalho de doutorado da aluna Krist Antunes, do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS.

PESQUISA BRONQUIOLITE

Portal Folha de São Paulo

Impacto em pessoas com HIV e AIDS no Brasil

Em dezembro, pela primeira vez no Brasil, foi realizada uma pesquisa que analisa dados de discriminação e seus danos para os portadores de HIV e AIDS no país. A PUCRS, uma das parceiras da pesquisa, foi representada pelo professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais da UniversidadeAngelo Brandelli.

PESQUISA HIV E AIDS

Portal jornal O Globo