Destaques 2019: inovar para desenvolver

Universidade se preparou para o futuro e a renovação da educação

30/12/2019 - 11h09
tecna,produção audiovisual

Foto: Bruno Todeschini

Em 2019, a PUCRS enfatizou seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento da educação, papel que já ocupa como uma das mais importantes universidades de pesquisa do Brasil. Conectada aos mais prestigiados ecossistemas de inovação no mundo, é referência no setor na América Latina. Um dos objetivos é construir o futuro da cidade de Porto Alegre e da região, atuando na transformação constante da Universidade e da sociedade.

Todos por uma Porto mais alegre

A partir da articulação da Aliança para Inovação, formada por UFRGS, PUCRS e Unisinos, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e entidades representativas da capital, o Pacto Alegre teve entregas significativas para transformar a cidade por meio da inovação. Entre os projetos, estão o Porto Cervejeiro, que implementou um roteiro entre as microcervejarias; criação da marca da Capital gaúcha, com o projeto Imagem da Cidade; capacitação de servidores públicos nas temáticas da cultura startup, novas tecnologias e ecossistemas de inovação; apresentação de filmes sobre empreendedorismo e inovação para alunos da rede municipal; e outros.

Tecna: estrutura que atende todo o ciclo produtivo do audiovisual

Uma das mais completas infraestruturas para produção audiovisual do Brasil foi oficialmente inaugurada: o Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna). Composto por estúdios com parâmetros internacionais e salas para mixagem de som, desenvolvimento de animação e finalização, o centro, localizado no Tecnopuc Viamão, o Tecna tem capacidade para atender a todo o ciclo produtivo do setor. Além disso, com objetivo de estimular o mercado audiovisual brasileiro, o Centro realizou a primeira edição do prêmio que leva o seu nome durante o 47° Festival de Cinema de Gramado.

Foto: Vicente Zanella/ Arquivo Pessoal

Empreendedorismo inovador

A primeira Maratona de Inovação da PUCRS (MIP) desafiou alunos das Escolas de Medicina, de Negócios e Politécnica a pensarem em soluções inovadoras a partir de diferentes áreas do conhecimento e de forma empática. O Torneio Empreendedor, por sua vez, oportunizou que os participantes construíssem projetos de impacto social com acompanhamento de mentores parceiros do Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS. Na sua 13ª edição, a proposta foi se aproximar do mercado, com metodologias personalizadas para dar forma a ideias viáveis, independente do estágio em que elas estivessem.

Uma conquista importante para o Idear foi o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A premiação reconhece e divulga práticas educacionais de sucesso que fomentam o comportamento empreendedor nos alunos.

Inauguração Biohub

Foto: Bruno Todeschini

Projetos e atividades de impacto

O Tecnopuc também foi casa de outros projetos e atividades de impacto, como o Hub de Inovação para o transporte rodoviário; a conquista como nível dois do Cerne; cerca de 4 mil pessoas participantes no Tecnopuc Experience; o Hackathon Porto Alegre; a premiação da OvinoPro no Startup Garagem; os cinco projetos desenvolvidos por alunos na primeira edição do Fast Famecos; e muito mais. As iniciativas podem ser conferidas no site do Tecnopuc.

Uma indústria diferente e inovadora

Com projeção internacional como referência de qualidade e confiabilidade, os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (Labelo) se destacaram em 2019 pelo desenvolvimento de novas formas de testagem, ensaios e calibração de produtos. A eficiência energética e as tendências da indústria estiveram no radar do Labelo neste ano. A nova área do Laboratório de Verificação de Software, focado nas demandas da indústria 4.0, com ênfase no cenário mundial, é um dos exemplos.