Destaques 2019: a Internacionalização da Universidade

Cooperação internacional com diversos países marcaram iniciativas ao longo do ano

19/12/2019 - 10h42
mobilidade acadêmica, intercâmbio, pré-embarque, internacionalização

Mais de 70 estudantes da PUCRS se preparam para embarcar no começo de 2020 / Foto: Camila Cunha

Ao longo de 2019, diversas iniciativas foram colocadas em prática para o fomento da internacionalização na PUCRS. Rankings internacionais, visitantes de diferentes países e um olhar atento aos desafios do mundo globalizado fizeram parte do dia a dia da Universidade, reforçando a sua visão de futuro em se tornar referência internacional em educação superior.

Rankings internacionais

Rankings reconhecidos mundialmente colocaram a PUCRS entre as melhores instituições do mundo. Os exemplos são Times Higher Education e QS World University Rankings, consideradas as mais importantes classificações educacionais do mundo.

Relacionamento internacional

Visita Holandeses, Tecnopuc, HSL, Inscer

Comitiva da Holanda em visita à Universidade / Foto: Bruno Todeschini

Neste ano, tivemos a presença de diversos visitantes de diferentes regiões do mundo em nossa Universidade. Fizeram parte de eventos, cursos, palestras e projetos em conjunto aproximando fronteiras e incentivando a cooperação internacional. Em 2019, recepcionamos mais de 150 lideranças de 30 países no Escritório de Cooperação Internacional, conectando nossos professores e pesquisadores com instituições reconhecidas em outros continentes.

PUCRS-PrInt

O ano de 2019 também marcou o início do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), programa que permitiu que 85 professores e doutorandos da PUCRS embarcassem para o exterior para fortalecer parcerias institucionais. Além disso, recebeu 28 docentes e pesquisadores visitantes estrangeiros que integraram os 14 projetos de cooperação que fazem parte do projeto.

Mobilidade acadêmica

Neste ano, 138 estudantes de todos os cursos de graduação estiveram espalhados pelas mais de 54 universidades conveniadas à PUCRS. Pelo Programa de Mobilidade Acadêmica, os estudantes tiveram a oportunidade de cursar disciplinas de seus cursos no exterior, aproveitando os créditos em seus currículos regulares na Universidade.

Além disso, 87 alunos internacionais escolheram a PUCRS e Porto Alegre para seu destino de mobilidade acadêmica. Junto a eles, a Universidade participou de diversos momentos de integração, tornando o Campus um espaço ainda mais multicultural.

Novos convênios

reitoria, visita, internacional, assinatura, convênio, Hospital Xiangaya

Foto: Camila Cunha

Ao longo de todo ano, novas parcerias internacionais foram firmadas, sempre com o propósito de colaborar com o ensino, pesquisa e extensão nos diversos níveis. Novos acordos demonstram o interesse da Universidade em cooperação com pesquisas e projetos com parceiros internacionais.

Esses são apenas alguns exemplos de ações de internacionalização que marcaram o ano de 2019. Para 2020, novos projetos já estão em andamento, com o objetivo de consolidar cada vez mais um ambiente e pensamento internacionalizado em nossa Universidade.