Destaques 2018: inovação e desenvolvimento

Aliança para a Inovação, Pacto Alegre e 15 anos do Tecnopuc estão entre as principais realizações

28/12/2018 - 08h15
pacto alegre, aliança para inovação, inovação

Lideranças acadêmicas e poder público representados no lançamento do Pacto Alegre / Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS

A Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS (SID) encerra 2018 celebrando importantes realizações para a Universidade e para a sociedade. No âmbito dos 70 anos da PUCRS, foram comemorados os 15 anos do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), quando foi apresentada a intenção estratégica da área de inovação para os próximos dez anos: atrair mil negócios inovadores. Entre os projetos de maior impacto social com participação da SID estão o lançamento da Aliança para Inovação, unindo PUCRS, UFRGS e Unisinos, e o anúncio da primeira ação efetiva desse movimento: o Pacto Alegre.

Inauguração Oracle, Tecnopuc

Chegada da Oracle ao Tecnopuc / Foto: Bruno Todeschini

Grandes empresas, como a Oracle, a e-core, a WOW Aceleradora e a Capgemini, escolheram o ecossistema do Tecnopuc para ampliar sua atuação na área de empreendedorismo e inovação. Além delas, mais de 20 novas startups passaram a integrar o programa de desenvolvimento do Parque, que agora abriga mais de 150 organizações.

Em uma edição especial de aniversário, em agosto, o Tecnopuc Experience promoveu mais de 100 atividades simultâneas, com 4 mil visitantes e cerca de 2 mil participantes das ações programadas.  O Tecnopuc FabLab entrou para a rede mundial de FabLabs, vinculada à FabLabs Foundation, e houve a inauguração do primeiro Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde (Tecnopuc USALab) do Sul do País.

Tecnopuc Experience

Ações do Tecnopuc Experience atraíram muitas pessoas ao Parque / Bruno Todeschini

Ao longo do ano, mais de 3 mil pessoas visitaram o Parque, entre estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, empresários, empreendedores e autoridades nacionais e internacionais. Entre os nomes de destaque, estão o vice-presidente da Hewlett-Packard Enterprise (HPE), Doug Warner, e a diretora do Knowledge Transfer Ireland (KTI), órgão responsável pela promoção, desenvolvimento e gerenciamento do sistema de transferência de conhecimento da Irlanda, Alison Campbell, entre outras personalidades influentes no Brasil e no mundo. Além disso, houve o lançamento dos Caminhos do Empreendedorismo, para apresentar à comunidade externa e interna todas as possibilidades que a PUCRS oferece para uma jornada acadêmica empreendedora. Outros destaques do Tecnopuc estão disponíveis no site www.pucrs.br/tecnopuc.