Desmatamento da Mata Atlântica causa surgimento de raposas híbridas

Pesquisadores identificaram o cruzamento de duas espécies na região de SP

Por: Jéssica Mello

13/02/2017 - 10h25
Foto: Daniel Kantek

Mistura poderia causar perda da identidade genética.  Foto: Daniel Kantek

A ação do homem vem trazendo diversas mudanças ao meio ambiente, e uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia da PUCRS identificou mais uma delas. De acordo com o estudo, o desmatamento da Mata Atlântica pode ser o grande responsável pela hibridação de raposas em São Paulo. O pesquisador Fabricio Garcez comprovou, durante seu Mestrado, o encontro e o cruzamento entre duas diferentes espécies: graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus), típico da região Sul, e a raposinha-do-cerrado (L. vetulus), habitante do Cerrado. É a primeira zona híbrida de canídeos descoberta na América do Sul, fora do gênero Canis, do qual fazem parte, por exemplo, o lobo, o coiote e o cachorro doméstico.

Durante seu doutorado, Garcez seguiu com as análises a fim de descobrir há quanto tempo esse encontro está ocorrendo. “Esse é um processo que poderia nunca ocorrer se ainda houvesse a presença de Mata Atlântica ou, se ocorresse, levaria milhares de anos, e o desmatamento causado por atividades humanas está acelerando esse processo. É um exemplo mais concreto do grau de influência do ser humano na história natural dos animais”, explica. Para o orientador do estudo, professor Eduardo Eizirik, a descoberta demonstra “um problema grave de conservação”. De acordo com ele, é cedo para afirmar qual será o futuro das espécies, mas está entre as possibilidades a propagação do processo de hibridação ou a restrição desses indivíduos em uma zona estreita. Além disso, é possível que ocorra uma perda da identidade genética de ambas as espécies, ocasionada pela mistura. “Nesse último caso, estaríamos desfazendo algo que a evolução fez durante milhares de anos, que foi separar as espécies”, conta Eizirik. Garcez destaca ainda a preocupação com a raposinha-do-cerrado, existente apenas no Brasil. Afinal, o Cerrado brasileiro é um dos biomas mais ameaçados do mundo. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apenas 20% do Cerrado está preservado em sua condição original. A raposa também é vítima constante de atropelamentos, predação por cães domésticos e doenças. A perda estimada nos últimos 15 anos é de 30% dessa população, o que deve se repetir nos próximos 15 anos, de acordo com dados do ICMBio. Por isso, a raposinha-do-cerrado foi classificada como vulnerável. “A hibridação pode ser mais um fator de ameaça”, acredita o doutorando.

Foto: Marina O.Favarini

Foto: Marina O.Favarini

Durante a segunda fase da pesquisa, já foi possível identificar uma segunda geração de animais híbridos entre as amostras coletadas em São Paulo, e nenhum animal da região analisado até o momento pode ser considerado puro de uma das espécies. Ainda não é possível afirmar que o encontro das espécies esteja ocorrendo apenas nesse Estado, pois há possibilidade de que o processo também ocorra em outros estados próximos. Garcez conta ainda que a hibridação aparenta ser assimétrica, ou seja, as duas espécies parecem não estar contribuindo para o processo com a mesma intensidade. “Até agora, todos os híbridos que encontramos têm uma proporção maior de L. vetulus (raposinha-do-cerrado) ”, explica.

Os pesquisadores acreditam ainda que o processo é recente, do final do século 20, mas essa informação poderá ser confirmada no decorrer do Doutorado de Garcez, que, a partir de dados genômicos – análise mais sofisticada do que a de DNA mitocondrial e de microssatélites utilizadas no Mestrado, irá verificar com mais precisão há quanto tempo esse processo está ocorrendo, se é realmente assimétrico, de que forma a seleção natural pode estar atuando e em quais outras regiões esse fenômeno ocorre. Outra parte do estudo investiga ainda a existência de hibridação do graxaim-do-campo com a raposa-cinzenta-argentina (L. griseus), na Argentina e na Bolívia.


Leia Mais Veja todas