Delfos recebe doação dos acervos de Vitorino Zani e Rossyr Berny

08/10/2018 - 08h00
Delfos

Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural / Foto: Arquivo PUCRS

A PUCRS receberá, na próxima quinta-feira, 11 de outubro, a doação de dois acervos: do arquiteto Vitorino Zani, já falecido; e do escritor e poeta Rossyr Berny. Os materiais ficarão no Delfos- Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS. A assinatura do termo de doação de Zani ocorre às 9h e a de Berny às 19h, no Instituto de Cultura da PUCRS , no 7º andar da Biblioteca Central Ir. José Otão, no prédio 16 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Na ocasião, Berny lançará seu novo livro, O Gemido Animal do Homem. Este é a 22º obra lançada pelo autor, que completa 42 anos de literatura.  Também haverá um bate-papo com o professor e crítico literário Eduardo Jablonski, autor da obra A Rebeldia Poética em Rossyr Berny e Jane Tutikian que reuniu 101 poemas escolhidos de Rossyr Berny. O acervo de Berny é composto de 22 livros impressos, 22 e-books, coleção de fotos, manuscritos e documentos digitalizados, além de vídeos.

Sobre os autores

Rossyr Berny nasceu em São Gabriel (RS). É professor, jornalista formado pela PUCRS e mestre em Teoria da Literatura. Em 42 anos de literatura, o escritor publicou livros de poemas e o romance-histórico Entreguem o matador à família do morto – Brasil 500 Danos e antologias como Construtores de precipícios, Amor tsunami e Vê-las à luz de velas – e alguns cantos escuros. Como tradutor, traduziu do Espanhol ao Português livros de poemas e contos de Carlos Pereira Higgie, Rubinstein Moreira e Néllida Marina H. Manfrú, todos uruguaios.

Vitorino Zani nasceu em Caxias do Sul em 1900 e faleceu em 1960. Foi um arquiteto, escultor e construtor brasileiro. Iniciou sua carreira como aprendiz de escultor em firmas de construção e decoração arquitetônica. Desenvolveu uma trajetória de grande atividade, projetando e construindo dezenas de igrejas no Rio Grande do Sul.

Entre seus projetos mais destacados estão as igrejas matrizes de São Geraldo, Sagrada Família, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Auxiliadora e Santo Antônio do Pão dos Pobres em Porto Alegre, a antiga Matriz de São Luís Gonzaga em Novo Hamburgo e as matrizes de Garibaldi e Rolante. Zani é reconhecido como um dos mais importantes autores de edifícios sacros do estado na primeira metade do século XX.