Decano de Medicina é Cidadão de Porto Alegre

14/08/2019 - 09h10
Jefferson Braga da Silva

Foto: Camila Cunha

O decano da Escola de Medicina, Jefferson Braga da Silva, receberá o título de Cidadão de Porto Alegre nesta sexta-feira (16 de agosto), às 19h. A sessão solene ocorre no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. O proponente foi o vereador Valter Nagelstein.

Natural de Santa Maria (RS), Braga da Silva fez sua graduação na PUCRS. Desde dezembro de 2012 está à frente da gestão da Escola de Medicina. É livre docente em Cirurgia da Mão pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e se notabiliza por sua produção científica nos campos da regeneração nervosa, fatores de crescimento e nervos periféricos, tendo bolsa de produtividade pelo CNPq nível 2 (o máximo é 1A). Fez especialização em Cirurgia da Mão e Microcirurgia na França (Nancy, Strasbourg e Paris), mestrado em Medicina – concentração em Neurociências na PUCRS e doutorado em Ortopedia e Traumatologia pela Unifesp.

Publicou 156 artigos em periódicos especializados e 85 trabalhos em anais de eventos. Realizou 516 apresentações em congressos no País e exterior. Assina 45 capítulos de livros e é autor de Cirurgia da Mão – Trauma e Técnicas Microcirúrgicas. Participou de 12 obras como revisor técnico, na sua área de especialidade. Registrou patente no INPI de quatro produtos tecnológicos. Criou dois aplicativos – Microsurgery Intuitive e Hand Surgery Tips.

Prêmios e homenagens

Jefferson Braga da Silva tem no currículo 19 prêmios e/ou homenagens. Em 2010, recebeu em Paris um destaque inédito a um estrangeiro – Honra ao Mérito pela contribuição científica à Sociedade Francesa de Cirurgia da Mão. Neste ano, foi escolhido presidente da Federação Sul-Americana de Cirurgia da Mão, da qual era vice-presidente em 2017. Também membro da Sociedade Americana de Cirurgia da Mão (2014), da Sociedade Francofonia de Cirurgia da Mão (2018) e correspondente estrangeiro da Sociedade Venezuelana de Cirurgia da Mão e da Sociedade Chilena de Cirurgia da Mão (ambos em 2015).