Debate preparatório do CRES aborda Educação Superior e Diversidade

Evento é gratuito e aberto a comunidade acadêmica

03/01/2018 - 11h38

cicli preparatório pucrs 2017-2018, cres, Terceira Conferência Regional da Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres) – Unesco Iesalc, unesco, conselho regionalNa próxima segunda-feira, 8 de janeiro, ocorre o terceiro encontro do Ciclo Preparatório PUCRS 2017-2018, que visa preparar os representantes da Universidade para a Terceira Conferência Regional da Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES) – Unesco Iesalc de 2018. Para a discussão do tema Educação Superior, diversidade cultural e interculturalidade, os palestrantes serão o professor Draiton Gonzaga de Souza, decano da Escola de Humanidades, e a professora Jane Prates, coordenadora de Pós-Graduação em Serviço Social. A atividade, mediada pela professora Bettina Steren dos Santos, decana associada da Escola de Humanidades, será realizada no 6º andar da Biblioteca Central (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), às 18h, e é voltada para toda a comunidade acadêmica.

Sobre o Ciclo Preparatório

O Ciclo Preparatório PUCRS conta com sete encontros, que se configuram em um espaço de reflexão na comunidade acadêmica. Cada evento busca discutir algum dos temas centrais abordados pela CRES. Ao final da programação, será elaborada uma carta manifesto sobre a Educação Superior, com as contribuições e reflexões dos representantes da Universidade. A CRES será realizada em junho, na Cidade de Córdoba (Argentina), promovido pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc-Unesco).

O primeiro encontro, em 16 de novembro, abordou o contexto do sistema educativo, sua relação com a qualidade e os desafios postos para fortalecer a capacidade institucional de ser responsável por aumentar os níveis de qualidade em suas funções e tarefas. No segundo encontro, realizado em 29 de novembro, foi discutido o papel da universidade como espaço de formação de agentes transformadores, aplicando o conhecimento acadêmico na resolução de problemas sociais. Para mais informações e a programação completa do Ciclo, é possível acessar este link.