Cursos novos atraem dezenas de participantes

Ciência e Inovação em Alimentos, Escrita Criativa e Gastronomia são opções

25/09/2015 - 17h43

Em um telão, mãos ágeis e experientes preparam um risoto. Dezenas de jovens observam encantados a produção do alimento, que perfuma todo o ambiente. Sucesso de público nos dois dias do evento, a oficina do curso de Gastronomia foi comandada pela coordenadora da graduação, Rochele Quadros. Ela salientou que as aulas terão especial atenção à culinária do Rio Grande do Sul. “A ideia é valorizar os nossos ingredientes”, afirmou. Um dos participantes, João Victor de Jesus, de 17 anos, aluno do Instituto de Educação São Francisco, esteve também na oficina do curso de Nutrição: “Gosto muito dessa área. As palestras foram bem explicativas”.

Já na oficina de Ciência e Inovação em Alimentos, uma das atrações foi uma máquina de extração de óleo de linhaça. Após, a casca do grão foi moída e transformada em farinha. Tudo para mostrar que o profissional estará apto para trabalhar na concepção de novos alimentos, seja em seu próprio negócio ou na indústria. “As possibilidades de trabalho são muito amplas”, sinalizou o coordenador do curso, Tiziano Dalla Rosa. As explicações dadas pelos professores tiraram as dúvidas da aluna do Colégio Unificado Anne Faversani:  “Fiquei muito feliz porque iam abrir esse curso na PUCRS. Eu queria Nutrição, mas com uma base mais química, mais científica, não tão ligada à saúde. Eu fiquei curiosa e vim saber o que era o curso”, ressaltou.

Dispostos em uma sala estilo arena, os participantes da oficina do curso de Escrita Criativa tiraram dúvidas com os professores Charles Kiefer e Bernardo Bueno, em um bate-papo descontraído sobre as aulas, mercado de trabalho e literatura. Júlia Amaral, aluna da Escola Estadual Piratini, de Porto Alegre, adora a área da comunicação: “Gosto muito de escrever, por isso vim conhecer o curso e ver as dicas que vão dar”, contou. Com apenas 16 anos, João Cardoso, do Colégio Ipanema, já tem certeza do que quer fazer: roteiro de cinema e séries: “Me falaram que este curso tem a ver com a área, por isso resolvi participar da oficina”, afirmou. Já o colega dele, João Vitor Nunes, de 15 anos, gosta muito da produção de documentários: “Adoro escrever e pesquisar”, disse o estudante.