Cursos de pós com excelência recebem inscrições

Com conceitos 6 e 7, estão entre os melhores do País na avaliação da Capes

20/05/2019 - 14h18

Carrossel - Campanha Mestrado e DoutoradoA qualidade e a relevância da produção acadêmica de um curso de mestrado e doutorado qualifica o currículo e, muitas vezes, ultrapassa fronteiras. A PUCRS está com inscrições abertas para os processos seletivos em seis Programas de Pós-Graduação que atingiram o topo na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Eles receberam conceitos 6 e 7, considerados de excelência internacional. São os cursos de Biologia Celular e Molecular, Ciência da Computação, Gerontologia Biomédica, Medicina e Ciências da Saúde, Pediatria e Saúde da Criança e Serviço Social. Os detalhes sobre disciplinas, linhas de pesquisa e disponibilidade de bolsas parciais podem ser obtidos neste link.

Há duas novidades nos Programas de Pós-Graduação neste ano. Uma é a oferta de crédito educativo. O Programa de Crédito Educativo da PUCRS, Credpuc, oferece um auxílio de 50% dos valores das parcelas educacionais, as quais serão reembolsadas após o término do curso, pelo mesmo período de utilização. A outra é que alguns programas oferecem a possibilidade de estudar no exterior via PUCRS Print, o programa institucional de internacionalização da Capes que promove a mobilidade de alunos e professores da Universidade para o exterior e do exterior para o Brasil.

Confira alguns destaques dos seis cursos de excelência:

Biologia Celular e Molecular – Diferentes modalidades de formação acadêmica destinadas às pessoas que já concluíram um curso de graduação é o que oferta este programa da Escola de Ciências, avaliado com conceito 6. Criado em 2003, tem forte produção intelectual, refletida em publicações em revistas internacionais de destaque nas áreas de conhecimento das linhas de pesquisa. O corpo docente permanente é constituído por 80% de bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq. Este é um indicador importante da qualidade dos pesquisadores que orientam o programa. Inscrições até 14 de junho.

Ciência da Computação – A avaliação 6 da Capes não serviu apenas como reconhecimento deste programa da Escola Politécnica. As oportunidades de aperfeiçoamento do ensino se multiplicaram após a classificação, que o colocou entre os dez melhores ranqueados pela Capes na área da computação. Dentre as privadas, apenas a PUCRS e a PUC-Rio aparecem no ranking. O programa começou em 1994, apenas como mestrado, na então Faculdade de Informática. Em 2005 abriu o doutorado, já com nota 5. Os 13 anos de maturidade do curso foram essenciais para a melhoria global. O alcance gradual da nota 6 fez com que aperfeiçoasse ainda mais o que já era prioridade: a internacionalização. Inscrições até 14 de junho.

Gerontologia Biomédica – Com nota 7, o nível máximo na avaliação da Capes, este programa da Escola de Medicina atesta a sua excelência internacional. Dos 350 programas da área interdisciplinar no País, apenas dois chegaram a esse patamar. Nos últimos anos, dos mais de 300 artigos publicados, 55% foram veiculados em revistas nacionais e internacionais de impacto (com Qualis nos extratos superiores – A1, A2 e B1). Também houve uma grande produção em livros e capítulos.  É uma tradição o lançamento de livros voltados ao grande público, tendo como objetivo a prevenção de doenças e a orientação de cuidadores de idosos. Inscrições até 14 de junho.

Medicina e Ciências da Saúde – Avaliado com nota 6 pela Capes, este programa da Escola de Medicina tem um corpo docente qualificado e interdisciplinar, destacando-se pela realização de projetos de pesquisa diversificados, propiciando o intercâmbio de conhecimentos no meio científico e a aplicação dos avanços da pesquisa básica e clínica com caráter inovador em benefício da comunidade. O corpo discente é formado não apenas por médicos. Recebe até mesmo engenheiros que trabalham com o sistema de imagens médicas ou professores interessados em novas tecnologias aplicadas à saúde. Presta consultorias a programas mais recentes, o que é muito valorizado pela Capes. Algumas das instituições que contam com esse apoio são UFRGS, Unisinos, Uniritter, Unipampa, Furg, USP, UFBA, Unesp, Inca e UFRJ. Inscrições até 13 de junho.

Pediatria e Saúde da Criança – A qualidade e relevância da produção acadêmica, inserção dos graduados em um número importante de instituições de ensino superior brasileiras, internacionalização, financiamentos para pesquisa e ações de impacto social são os destaques deste programa da Escola de Medicina, avaliado com conceito 6 pela Capes, e parceiro de universidades nacionais e estrangeiras. Inscrições até 14 de junho.

Serviço Social – O programa é o único do Estado com mestrado e doutorado e o único da Região Sul com nota 6 na avaliação da Capes. Reconhecido como o principal polo formador de professores universitários no RS, a maioria de docentes de cursos superiores de Serviço Social são egressos da Escola de Humanidades da PUCRS. Nos últimos anos houve um incremento significativo de novos convênios com instituições no exterior. França, Espanha, Portugal, Inglaterra, EUA e México estão entre os principais parceiros de intercâmbios e colaborações. Inscrições até 24 de maio.