Cursos da PUCRS apresentam avanços nos resultados do Enade

Dos cursos avaliados, 16 tiveram acréscimo de notas e 15 figuram no faixa 4

11/10/2018 - 09h11

campus,enade,letreiro PUCRS,prédio 15

Os resultados da mais recente edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), relativo às provas aplicadas no ano de 2017, apresentam avanços nas notas de 16 cursos da PUCRS. A divulgação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 9 de outubro, e também mostra que 15 cursos da Instituição figuram na faixa de conceito 4, a segunda mais alta. No Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), 13 cursos tiveram aumento no comparativo com o ano de 2014.

Confira os cursos da PUCRS na faixa 4 do Enade:

• Arquitetura e Urbanismo
  • Ciência da Computação (bacharelado)
  • Ciências Biológicas (licenciatura)
  • Ciências Sociais (licenciatura)
  • Educação Física (licenciatura)
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Química
  • Filosofia (bacharelado)
  • Filosofia (licenciatura)
  • Física (licenciatura)
  • Geografia (licenciatura)
  • História (licenciatura)
  • Letras-Português (licenciatura)
  • Matemática (licenciatura)
  • Pedagogia (licenciatura)

Cursos que apresentaram avanço nas avaliações:

• Arquitetura e Urbanismo
  • Ciências Biológicas (licenciatura)
  • Ciências sociais (licenciatura)
  • Educação física (licenciatura)
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Controle de Automação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Filosofia (bacharelado)
  • Filosofia (licenciatura)
  • Física (licenciatura)
  • Geografia (bacharelado)
  • História (bacharelado)
  • Química (bacharelado)

Em 2017 foram inscritos 537.360 estudantes concluintes, sendo 422.746 da modalidade presencial e 114.614 da modalidade de Educação a Distância (EAD). Foram avaliados 10.570 cursos, sendo 10.054 presenciais e 516 de EAD. Participaram do Enade 2017 1.478 Instituições de Educação Superior e 44 Áreas de Avaliação. Foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação. Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; e Química. Licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; e Pedagogia. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.

Sobre  o Enade

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O Conceito Enade e o IDD são dois dos indicadores de qualidade da Educação Superior calculados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir da combinação do resultado do Exame com outras bases de dados. Enquanto o Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.