Curso de Radiofarmácia oferece infraestrutura diferenciada

As inscrições estão abertas até 2 de março

03/02/2016 - 10h55
Foto do Centro de Produção de Radiofármacos tem hot-cell, capela revestida de chumbo, onde é feita a síntese do material radioativo com um composto químico

Centro de Produção de Radiofármacos tem hot-cell, capela revestida de chumbo, onde é feita a síntese do material radioativo com um composto químico.
Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

Faculdade de Farmácia da PUCRS, em parceria com o Instituto do Cérebro do RS (InsCer/RS) e a Fundação Irmão José Otão (Fijo), oferece, de 7 a 18 de março, o curso de extensão em Radiofarmácia 1. A PUCRS é a única universidade do Rio Grande do Sul que possui a infraestrutura de produção de radiofármacos e de assistência juntos, na mesma instalação. A Faculdade de Farmácia da Universidade foi pioneira na inserção dessa área de conhecimento na Graduação e na Pós-Graduação, por meio do Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica.

Os encontros, divididos em aulas teóricas e práticas, buscam habilitar os participantes para a produção, marcação e controle de qualidade de radiofármacos para PET (Tomografia por Emissão de Pósitron) e SPECT (Tomografia por Emissão de Fóton Único). A atividade é voltada a estudantes e profissionais da área da saúde, entre elas Farmácia, Medicina, Enfermagem e Biomedicina, e será desenvolvida em cinco tópicos: Física das Radiações; Cíclotron; Produção de Radiofármacos para PET; Controle de Qualidade de Radiofármacos para PET e Marcação e Controle de Qualidade de Radiofármacos para SPECT.

As aulas teóricas serão ministradas no prédio 80 do Campus (avenida Ipiranga, 6690 – Porto Alegre) e as práticas nos laboratórios do InsCer. As inscrições estão abertas até 2 de março e podem ser feitas por meio do link www.fijo.org.br/inscricao/35. Informações adicionais pelo site www.fijo.org.br ou pelo telefone (51) 3205-3107.
Oportunidade para qualificação
Este curso é o primeiro de uma sequência, concebido para qualificar o profissional a atuar na área, atendendo às demandas da resolução 486/2008 do Conselho Federal de Farmácia. “Há a necessidade de reunir conhecimentos importantes para garantir a qualidade e a eficiência dos radiofármacos utilizados nos serviços de Medicina Nuclear de hospitais e clínicas de imagem que ofereçam exames PET e SPECT.  A oferta de formação complementar é uma oportunidade única para a qualificação”, afirma a coordenadora do curso e diretora da Faculdade de Farmácia da PUCRS, Ana Lígia Bender.