Cultura movimenta agenda da Universidade

Instituto de Cultura promove diversos eventos no mês de maio

27/04/2018 - 16h42

Com a promoção de palestras, encontros, minicursos e périplos poéticos, o Instituto de Cultura da PUCRS contribui para a meta de transformar a Universidade em um polo cultural. A programação do mês de maio está recheada de opções para quem se interessa pelo assunto. Confira um resumo da primeira semana a seguir.

Palestra – O Rumor da Vida: Sobre Escrita, Afetos e Revolução, com Regina Dalcastagnè

Palestra, Instituto de Cultura, Regina

No dia 2 de maio, às 17h, o Instituto de Cultura promove a palestra O Rumor da Vida: Sobre Escrita, Afetos e Revolução, ministrada pela professora da Universidade de Brasília Regina Dalcastagnè. Participantes que não têm o cartão PUCRS devem apresentar documento de identidade na recepção da Biblioteca para acesso ao local do evento. Mais informações estão disponíveis aqui.

Local: 7º andar da Biblioteca Central Irmão José Otão, prédio 16

Inscrições: Gratuitas e abertas ao público, podem ser realizadas através deste link. Vagas limitadas.

Em Obras – Palestras Performáticas, com Paloma Vidal, Elisa Pessoa e Veronica Stigger

Palestra, Instituto de Cultura

Também em 2 de maio, às 19h30min, Paloma Vidal, Elisa Pessoa e Veronica Stigger ministram o evento Em Obras – Palestras Performáticas. Trabalhando em torno de pesquisas pessoais, cada uma apresenta ao público uma obra na qual vida, arte, biografia e ficção se entrelaçam. Participantes que não têm o cartão PUCRS devem apresentar documento de identidade na recepção da Biblioteca para acesso ao local do evento. Mais informações estão disponíveis aqui.

Local: 7º andar da Biblioteca Central Irmão José Otão, prédio 16

Encontro com Conceição Evaristo e Regina Dalcastagnè

Palestra, Instituto de Cultura

Às 14h do dia 3 de maio, ocorre um Encontro com Conceição Evaristo e Regina Dalcastagnè. As escritoras apresentam textos sobre pensamentos acerca da literatura. Em seguida, será aberto um espaço para perguntas e conversa com o público. Mais informações estão disponíveis aqui.

Local: Auditório do prédio 9

Minicurso Palavra e Imagem na Literatura Contemporânea, com o professor Kelvin Falcão Klein

Palestra, Instituto de Cultura, Minicurso

O minicurso Palavra e Imagem na Literatura Contemporânea ocorre no dia 4 de maio, às 10h. Ministrado pelo professor Kelvin Falcão Klein, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o objetivo principal da atividade é refletir acerca das relações entre palavra e imagem dentro de um recorte específico da literatura contemporânea, definido pelas obras de três escritores: o alemão W. G. Sebald, o estadunidense Ben Lerner e o brasileiro Silviano Santiago. O evento, que busca um modo crítico de exposição em um contexto mais amplo de questionamento dos protocolos que regulam a história da literatura e da crítica, é dividido em quatro módulos:

1 – Breve histórico da relação entre palavra e imagem na literatura do século 20;

2 – Contextualização da obra de W. G. Sebald e exposição de seus procedimentos;

3 – Apresentação de Ben Lerner e seus dois romances, Estação Atocha e 10:04;

4 – A obra recente de Silviano Santiago, Machado, e sua absorção do paradigma sebaldiano.

Local: Sétimo andar da Biblioteca Central Irmão José Otão, prédio 16

Périplo Poético (poesia escrita, falada e calada), com o poeta Chacal

Palestra, Instituto de Cultura

Em parceria com o FestiPoa Literária, o Instituto de Cultura promove o evento Périplo Poético (poesia escrita, falada e calada) no dia 4 de maio, às 17h. Com a mediação de Diego Grando, o poeta Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte) fala sobre seu périplo poético, fazendo a leitura de poemas e conversando com os participantes do evento. Participantes que não têm o cartão PUCRS devem apresentar documento de identidade na recepção da Biblioteca Central para acesso ao local do evento. Mais informações estão disponíveis aqui.

Local: Sétimo andar da Biblioteca Central Irmão José Otão, prédio 16