Crítico literário Silviano Santiago é homenageado em evento na PUCRS

Encerramento da programação ocorre no Teatro do prédio 40

12/11/2019 - 08h28
Silviano Santiago

Foto: Claudio Nadalin/Divulgação

Nestas terça e quarta-feira, 12 e 13 de novembro, o intelectual e escritor Silviano Santiago estará em Porto Alegre participando do evento Jornadas Anfíbias, realizado em sua homenagem. Na programação estão um ciclo de debates na Feira do Livro e um bate-papo na PUCRS, ambos com entrada franca e abertos ao público. O crítico também lançará duas obras: Uma literatura nos trópicos e 35 ensaios de Silviano Santiago. A promoção é do Instituto de Cultura da PUCRS, com apoio da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O primeiro encontro será hoje, dia 12 novembro, às 14h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223). Três debates, reunindo intelectuais, professores, escritoras e escritores, oferecem releituras da obra de Silviano ou se inspiram em sua trajetória para pensar a literatura e a crítica. A programação terá a participação de Rita Terezinha Schimdt, Luiz Antonio de Assis Brasil, Natalia Polesso, Amílcar Bettega, Jeferson Tenório, Julia Dantas, Ronald Augusto, Lélia Almeida, Tobias Carvalho e Atena Beauvoir.

No dia 13, às 19h30, Silviano Santiago será recebido no Teatro da PUCRS (Prédio 40) pelo professor e crítico Italo Moriconi (organizador do livro 35 ensaios de Silviano Santiago) e pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani (editor da nova edição ampliada de Uma literatura nos trópicos). Na mesa intitulada Ora (direis!) puxar conversa, Moriconi e Carpegiani discutem com Silviano os títulos em lançamento e também sua trajetória na literatura, crítica e cultura. Após o bate-papo, Silviano autografa seus dois livros que estarão à venda no local.

Sobre o autor

Desde o início dos anos 1970, o professor, crítico e escritor Silviano Santiago vem construindo uma trajetória única na cultura brasileira. Seja produzindo uma crítica e um pensamento teórico que influenciam desde então a academia e a crítica, seja escrevendo obras literárias sempre experimentando com gêneros e formas, Silviano chega em 2019 como um dos principais nomes da cultura nacional.


Leia Mais Veja todas