Crialab e HP desenvolvem app de comunicação alternativa

Projeto atende demanda do Educandário São João Batista, para crianças portadoras de deficiência

29/05/2018 - 11h24
Falae

Foto: Bruno Todeschini

Para atender uma demanda do Educandário São João Batista, que atende crianças e jovens de zero a 21 anos, portadores de deficiência, o Laboratório de Criatividade (CriaLab) do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), e a empresa HP desenvolveram o aplicativo (app) de comunicação alternativa Falaê. O app é gratuito, personalizável e suporta versões em português e em inglês.

No dia 29 de maio, durante um workshop na sede do Educandário, situado na Rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200, em Porto Alegre, houve o lançamento oficial do app. Os interessados podem fazer o download a partir da Google Play Store neste link. O aplicativo é  de código aberto e  está disponível para a comunidade de desenvolvedores seguir fazendo melhorias por meio dos seguintes links: https://github.com/marcelorcorrea/falae e https://github.com/marcelorcorrea/falae-android.

Para a criação do app, a equipe do CriaLab e de engenheiros de software da HP realizou diversas visitas ao Educandário, acompanhou sessões com as fonoaudiólogas, entendeu como cada criança utilizaria o aplicativo, conversou com especialistas e pesquisou as soluções existentes no mercado. Leia mais na reportagem Voz a quem não tem, na edição 186 da Revista PUCRS.

 


Leia Mais Veja todas