Contêiner na Rua da Cultura destaca trabalho de triagem de resíduos na Universidade

Ação integra a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

30/05/2019 - 18h18
Gestão de resíduos, Conteiner Reciclagem, SIPAT

Foto: Bruno Todeschini

Quem deparou-se nos últimos dias com um contêiner de reciclagem na Rua da Cultura pode ter-se perguntado o motivo dessa instalação. A ação, promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), faz parte da Sipat Integrada – semana dedicada à conscientização sobre a prevenção de acidentes, saúde e bem-estar. A exposição, de 28 a 31 de maio, tem como principal objetivo apresentar à comunidade acadêmica que a PUCRS tem, entre suas iniciativas de cuidado com o meio ambiente, a realização dos processos de triagem de todos os resíduos disposto nas lixeiras do Campus, os quais são descartados em locais adequados e destinados a órgãos ambientais licenciados.

O Sesmt é responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos da Universidade, trabalho realizado com o Grupo Recicla, que atua na logística e destinação de parte do material coletado. Dentro do calendário da Sipat Integrada, 70 pessoas participaram de visitas guiadas à Central de Resíduos da PUCRS. De acordo com a equipe responsável, as principais dúvidas em relação ao tema dizem respeito ao volume, ao processo de separação, ao destino e às formas corretas de descarte. Na Rua da Cultura, além do contêiner, um painel eletrônico segue disponível até esta sexta-feira, com um quiz ambiental, contribuindo para esclarecer dúvidas de alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade em geral.

Central de Resíduos

A Central de Resíduos é dividida em duas áreas: armazenamento temporário e triagem de recicláveis. Além de uma compactadora para os resíduos orgânicos, há seis contêineres para os demais itens descartados, destinando-os para cada local especializado. Todo resíduo reciclável é separado. De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho Leonardo Alves de Souza, “podemos dizer que quase 100% dos materiais recicláveis descartados na Universidade retornam como matéria prima ao seu processo de fabricação”. O Campus atua com Licença de Operação junto à Fundação Estadual de Proteção Ambienta (Fepam), e segue as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente na classificação dos resíduos.