Congresso Internacional de Teologia reflete a vivência da santidade

07/10/2019 - 18h07
congresso de teologia

Evento ocorreu no auditório da Escola de Humanidades / Foto: Camila Cunha

Com o tema Santidade e responsabilidade pública, o 2° Congresso Internacional de Teologia teve início nesta segunda-feira, 7 de outubro, no Auditório do prédio 9 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS). O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS, tem a proposta de promover uma reflexão teológico-pastoral sobre a vivência da santidade no espaço público da sociedade contemporânea, iluminada pela Exortação Gaudete et exsultate, documento escrito pelo Papa Francisco. A programação segue até o dia 9 de outubro.

A abertura contou com a presença do cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, doutor em Direito Canônico pela Academia Pontifícia Eclesiástica, nomeado prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, em 2018. O cardeal ministrou a conferência Gaudete et exsultate: uma resposta às aspirações humanas. O cardeal apontou que o tema Santidade e responsabilidade pública é um grande desafio atualmente. “Trabalhar isso dentro de uma Universidade demonstra amor e coragem”, afirmou. Em sua conferência, Giovanni Angelo Becciu ainda destacou a vivência eclesiástica. “A santidade não nos separa da vida humana, mas nos integra a ela para torná-la mais bonita por meio da luta pelo bem comum. A santidade está nos pequenos gestos do dia a dia”.

Em sua fala, o Ir. Evilázio Teixeira, reitor da Universidade, ressaltou o compromisso católico da PUCRS. “Uma universidade católica assume o compromisso com a formação ética e responsável. É uma satisfação e uma honra sermos espaço para reflexão sobre um tema que fala da responsabilidade pública do cristão”, afirmou.

Também estiveram presentes na abertura, compondo a na mesa principal, o arcebispo católico italiano e atual núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e chanceler da PUCRS, Dom Jaime Spengler, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, e o Decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza. No período manhã, as autoridades foram recepcionadas pelo reitor e pelo vice-reitor Jaderson Costa da Costa.