Condomínio de Empresas Inovapucrs é inaugurado

Estrutura fecha ciclo de formação de empresas no Tecnopuc

Por: Redação Ascom

11/11/2016 - 18h23
Inauguração do  Condomínio de Empresas Inovapucrs

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Em uma cerimônia que contou com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e cerca de 150 convidados, a PUCRS inaugurou na tarde desta sexta-feira, 11 de novembro, o Condomínio de Empresas Inovapucrs. Projetado para ser a estrutura que completa o ciclo de formação de empresas no Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), a construção do espaço de 1,5 mil m² contou com investimentos de R$ 3 milhões em recursos do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC) 01/2011 e da PUCRS.

Em seu discurso, o governador chamou a atenção para a crise econômica brasileira e destacou que parques tecnológicos e universidades têm um papel preponderante na criação de mecanismos de reestabelecimento da economia nacional. “Os Parques passam a ser a espinha dorsal da nova política do governo estadual, voltada à ciência, à tecnologia e ao desenvolvimento”, afirmou Sartori, destacando o valor investido pelo governo no projeto.

O Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, reforçou que universidades são alternativas para a redução de desigualdades e que esse tem sido o esforço da PUCRS ao longo dos anos, em um processo permanente. De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Instituição, Jorge Audy, o condomínio será um espaço complementar à Incubadora Raiar, em um conjunto de ações e mecanismos de geração de empreendimentos, para que empreendedores construam oportunidades e possam vivenciar o posicionamento estratégico da Universidade em inovação e desenvolvimento. “Inovação é sinônimo de gente com novas ideias, com talento, construindo e criando juntos. O Tecnopuc é um lugar de inovação, um ecossistema concebido por gente que está realizando seu sonho de transformar sua vida e o mundo”, considerou Audy.

Inspiração para criar

Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, destacou que o condomínio de empresas preenche uma lacuna importante no ecossistema, contribuindo com a qualificação da geração de empreendimentos inovadores no ecossistema do Tecnopuc. “Teremos em quem nos inspirar”, disse, ao anunciar que na última quarta-feira foi assinado contrato com a Getnet, uma das maiores empresas no desenvolvimento e gestão de soluções de meios eletrônicos de pagamentos do País. A companhia se instalará no prédio para desenvolver inovação na área de tecnologia financeira, as conhecidas fintechs. “Um verdadeiro hub de inovação no setor”, destacou.

Prikladnicki enfatizou também que o Condomínio se propõe a oferecer um ambiente para “primeiro inventar e depois empreender e acelerar negócios, permitindo uma transição adequada para empresas incubadas que tenham potencial empreendedor de crescimento e que precisam se transformar em um empreendimento capitalizado”.

Durante o evento, cinco empresas instaladas na Raiar receberam o diploma de graduação, concluindo o ciclo de incubação.  “Algumas delas permanecerão conosco aqui, no condomínio”, completou Prikladnicki, chamando ao palco os representantes das empresas DHMed, Goga Tecnologia Audiovisual, Lullaby, RockHead Games e Tivea para receberem seus diplomas. Ao final da cerimônia, os participantes do evento foram convidados a conhecer os ambientes do Condomínio.