Colóquio Internacional reflete sobre bioética, neuroética e emoções

Evento gratuito e aberto ao público ocorre entre os dias 25 a 27 de setembro na PUCRS

23/09/2019 - 18h52

coloquio_bioetica,filosofiaComemorando os 70 anos da Declaração Internacional de Ética Médica, o 4º Colóquio Internacional de Bioética reunirá professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação para debater problemas ligados à bioética, neuroética e emoções. O evento também ocorre em homenagem a obra do professor Joaquim Clotet, reitor da PUCRS no período de 2004 a 2016 e responsável pelos primeiros grupos de pesquisa voltados a bioética no Brasil. A atividade acontece de 25 a 27 de setembro, na sala 202, auditório do prédio 40 (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS). A programação, gratuita e aberta a todos os interessados, pode ser conferida aqui.  Mais informações no site www.editorafi.org/ivbioetica.

Reconhecimento

Joaquim Clotet foi responsável por introduzir os primeiros grupos de pesquisa e comitês de Bioética no Brasil, antes do surgimento da Bioética no País, em meados da década de 1990, especialmente com a criação, em 1995, da Sociedade Brasileira de Bioética. Anteriormente à criação da Sociedade Brasileira de Bioética, o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou o primeiro periódico na área.

Apoiadores

A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Escola de Humanidades, com apoio do CNPq, do Instituto do Cérebro do RS (InsCer), da University of Miami, do World Medical Association e da Sociedade Rio-grandense de Bioética.