Colégio Champagnat tem acesso a empréstimos e serviços da Biblioteca Central

Benefício está ao alcance de estudantes do Ensino Médio, professores e funcionários

06/08/2019 - 16h17
Alunos do Colégio Champagnat recebem carteirinha de acesso à Biblioteca Central

Turmas de 3º ano do Colégio Marista Champagnat receberam carteirinha para acessar a Biblioteca Central / Foto: Bruno Todeschini

O segundo semestre do ano letivo em 2019 começou com uma novidade muito bem recebida pela comunidade do Colégio Marista Champagnat. Desde esta segunda-feira, 5 de agosto, na volta às aulas após período de recesso, os estudantes do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, professores e funcionários da instituição podem retirar livros e usufruir dos serviços e facilidades oferecidos pela Biblioteca Central Ir. José Otão, da PUCRS. A ação resulta da parceria com a Universidade, envolvendo duas pró-reitorias: de Graduação e Educação Continuada (Prograd); e de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

Música e preparação para o vestibular

Alunos do Colégio Champagnat recebem carteirinha de acesso à Biblioteca Central

Nayane Gräff / Foto: Bruno Todeschini

Nayane Gräff, 17 anos, no 3º ano do Ensino Médio, revela que havia interagido pouco com o prédio 16 do Campus até receber sua carteirinha, e que era atraída especialmente pela música. “Toda vez que escuto alguém tocando piano eu entro, sento e fico escutando”. A aluna, que é violonista, se refere ao piano de cauda que fica à disposição dos presentes no saguão do térreo. Para ela, poder retirar livros é o principal benefício da parceria entre o Colégio e a Universidade. “Acho muito interessante, pois gosto de ler meus livros em casa, no meu próprio tempo, e era algo que me limitava antes. Agora, com certeza vou aproveitar mais”. Para 2020, projeta cursar Filosofia. Temas como existencialismo e jusnaturalismo, no momento, estão entre suas preferências de leitura. “Atualmente estou lendo Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, que encaixam com o conteúdo que estamos estudando. Gosto muito de filosofia porque me faz questionar sobre a realidade social à qual eu pertenço e como as coisas no mundo funcionam”. Nayane conta que desde criança brinca de dar aulas, mas está receosa ainda em definir-se pela carreira docente.

O estudante Bruno Simionovschi, 18 anos, também terceiranista, está animado com a oportunidade. “A gente tem acesso à nossa biblioteca no Colégio, mas a Biblioteca da PUCRS traz uma quantidade de livros e um espaço muito bom para estudar. Não cheguei a experienciar muito, mas quero conhecer mais o espaço”. Em seus planos para o vestibular está o curso de Ciências Biológicas, mas ele ainda não está totalmente decidido a respeito. Enquanto isso, pretende mesclar os estudos e a literatura técnica com suas preferências para os momentos de lazer, também disponíveis no local. “Gosto bastante de ficção científica e fantasia. São leituras bem atrativas. Não que as leituras obrigatórias sejam ruins, mas é sempre bom ler algo que escolhemos ”, comenta.

Suporte pedagógico de qualidade

Alunos do Colégio Champagnat recebem carteirinha de acesso à Biblioteca Central

Bruno Simionovschi / Foto: Bruno Todeschini

O acervo da Biblioteca Central da PUCRS é considerado de bastante qualidade e de grande reconhecimento pela professora Carla Moraes, coordenadora Pedagógica do Colégio Champagnat para anos finais e Ensino Médio. Segundo ela, esse recurso disponível a partir da nova parceria “é fundamental para a complementação de estudos, combinado com os livros disponíveis na biblioteca do Colégio”, afirma. Ela recorda que o hábito de leitura é cultivado desde os primeiros anos e agora ganha um reforço importante. Além desse aspecto, Carla considera que “o Ensino Superior dentro do projeto de vida do estudante do Ensino Médio é algo novo. Esse ambiente, se é trazido para o cotidiano escolar, dá a ele a possibilidade de chegar ao Ensino Superior sabendo os caminhos a percorrer”, analisa. Ela acrescenta que existem projetos de iniciação científica que também serão enriquecidos a partir desse novo recurso disponível.

Oportunidade de aprimoramento profissional

Sobre o benefício de empréstimos aberto ao corpo docente e técnico, Carla se mostra entusiasmada com o acesso que terá aos temas de seu interesse para as práticas profissionais. “Há muita coisa, especialmente ligada à área de educação, inclusão escolar, currículo escolar. Um grande desafio para nós, da Rede Marista, é a construção de nosso novo currículo escolar. Por isso, é preciso ler muito e compreender a juventude para poder oferecer uma escola cada vez melhor”, projeta.

Alunos do Colégio Champagnat recebem carteirinha de acesso à Biblioteca Central

Simone Hahn, diretora do Colégio Champagnat (esq.) e Carla Moraes, coordenadora pedagógica do Ensino Médio / Foto: Bruno Todeschini

A diretora do Colégio Champagnat, Simone Hahn, ressalta que a formação continuada é algo incentivado de forma permanente junto aos professores e quadro técnico. “O professor que estiver preparando uma aula e precisar de algo inédito como recurso pedagógico vai ter acesso a tudo a dois passos de nosso Colégio”, afirma. Ela também recorda que a parceria é resultado de uma negociação empreendida há algum tempo e contribui para estreitar a relação dos alunos com o ambiente universitário. “Os terceiros anos já vão saboreando o que é a vida acadêmica, um mundo e possibilidades que se descortina a partir do próximo ano”. Simone acredita que quanto mais se aproximam as realidades dos ensinos Médio e Superior mais os alunos têm a chance de vivenciar os valores partilhados na Universidade.

Lembretes sobre Open Campus e Vestibular

Durante o evento de entrega das carteirinhas, ocorrido no 6º andar do prédio 16, ao apresentar a estrutura da Biblioteca Central, a diretora Acadêmico-Administrativa da Pró-Grad, professora Ana Benso, mencionou os espaços descontraídos para estudo disponíveis e os locais de concentração, com as salas de estudo. Ela lembrou que este ano o vestibular de verão serão mais cedo, em 27 de outubro, e o Open Campus está agendado para 4 de outubro. É uma oportunidade de conhecer como funciona o universo acadêmico a partir da imersão nas Escolas da PUCRS.

 


Leia Mais Veja todas