Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Chapas apresentam suas propostas para as eleições do DCE da PUCRS

Votação, com suporte de urnas eletrônicas, ocorre em diversos pontos do Campus

22/04/2019 - 14h10
Urna Eletrônica

Foto: Nelson Jr/ASICS/TSE

Para colaborar com a divulgação das propostas e auxiliar os alunos eleitores, a PUCRS oportuniza às chapas que concorrem ao Diretório Centro dos Estudantes (DCE) a possibilidade de apresentarem suas principais ideias à comunidade acadêmica. Considerando o critério de equidade, foram realizadas perguntas idênticas às duas representações, com o mesmo espaço para respostas. As eleições ocorrem nos dias 23 e 24 de abril (terça e quarta-feira), das 9h às 21h30min, em diversos pontos do Campus (confira o mapa).

Durante o processo eleitoral, os estudantes da Universidade terão duas opções para votar:

  • Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa?
  • Chapa 2 – Muda DCE

As urnas estarão disponíveis nos prédios 7, 9, 11, 12, 30, 50 e 81.
Confira abaixo os posicionamentos das chapas:

Quais são as principais propostas aos alunos?

Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa? Chapa2 – Muda DCE
A chapa 1 acredita que o DCE serve para canalizar as principais demandas que os estudantes têm em relação à permanência na universidade. Atentos às demandas dos estudantes, defendemos que todos os serviços do DCE sejam oferecidos a preço de custo ou isentos, como TRI escolar e meia entrada estudantil. Além disso, batalhar para ter um R.U. a preço de custo, creche universitária e abrir diálogo para uma casa de estudantes são passos para contribuir com a permanência dos estudantes na universidade. A Chapa 2 – Muda DCE possui como principais propostas: realização de debates amplos, plurais e democráticos, com garantia de opiniões divergentes; mobilização por estacionamento mais barato e seguro; luta contra o aumento abusivo da mensalidade; integração e apoio às atléticas (fazer as Olimpíadas PUC); solidariedade aos animais (PUC PET); pressão por segurança ao redor da PUCRS; apoio jurídico para prounistas/fies/credpuc; e muitas outras pautas (acompanhem nossas redes sociais)!

 

O que a chapa pretende com relação a utilização do espaço do DCE?

Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa? Chapa2 – Muda DCE
A sede social do DCE deve ser um local acolhedor para todos os estudantes, com café, micro-ondas e música. Pintamos e arrumamos o espaço para que os colegas possam encontrar uma identidade cultural vinculada ao conforto, tornando do espaço físico um ambiente de socialização. Queremos mantê-lo assim e melhorar a sua estrutura. Faremos uma grande reforma pra melhorar ainda mais o espaço, dar vida ao lugar. A sede do DCE precisa ser um local de intensa circulação de estudantes. Para isso, além da geladeira, micro-ondas, cafeteira, e de uma mateira coletiva, vamos também buscar um PlayStation 4 (ou um Xbox) para o lazer da galera. E a sede do DCE também será um posto de recolhimento para o Passe Livre intermunicipal, além de serem mantidos os serviços do Tri Escolar e da impressão da Carteirinha Estudantil de meia-entrada.

 

Se for eleita, irá manter o Portal de Transparência disponibilizado pelo DCE em rede social?

Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa? Chapa2 – Muda DCE
Tendo em vista que a gestão provisória “E se a PUCRS fosse nossa” foi a responsável pela elaboração do Portal de Transparência e precursora em relação a necessidade da prestação de contas, pretendemos ampliar o nosso trabalho divulgando essas informações em aplicativos ou plataformas alternativas. Não só vamos manter, como vamos aperfeiçoar. Entendemos que o atual modelo de portal da transparência é pouco efetivo naquilo que se pretende: dar transparência nas contas e nas atividades do DCE. O aperfeiçoamento passa por criar um aplicativo do DCE, para que todos estudantes da PUC fiquem mais próximos da entidade, sendo possível participar de consultas, colocando suas opiniões. Transparência e participação digital são ferramentas democráticas que vamos adotar!

 

Existem iniciativas para que os alunos possam estar mais engajados com as atividades do DCE?

Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa? Chapa2 – Muda DCE
Sim, queremos transformar o DCE em um espaço aberto em que as atividades sejam construídas pelo maior número de alunos e centros acadêmicos. Acreditamos que uma gestão se faz com o estudante, por isso nossa gestão será aberta! Na gestão provisória realizamos atividades diversas, com o objetivo de integrar os estudantes, seja através de debates ou espaços culturais, mas queremos mais! Estamos dispostos a proporcionar apoio as iniciativas esportivas como em campeonatos e o apoio as atléticas. Uma das principais iniciativas será o aplicativo do DCE. O mundo está em constante mudança. E o DCE precisa mudar também. Devemos priorizar a comunicação digital, sem deixar de fazer as outras formas de mobilização. E claro: apresentar pautas claras, objetivas e viáveis, a fim de estimular o engajamento dos estudantes. Nós podemos mudar o DCE para enfim melhorar a PUC, porque, afinal, a PUC é nossa, é de todos e de todas estudantes!

 

Qual é o legado que a sua gestão pretende deixar?

Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa? Chapa2 – Muda DCE
Já somos e continuaremos a ser a gestão da democracia, sem medo de denunciar as irregularidades que ocorrem dentro da PUCRS. Queremos ser os estudantes que realizaram modificações na universidade, mas principalmente que farão da PUCRS uma universidade acessível, em defesa da educação e pintada com as cores do povo. Somos aqueles que defendem os direitos e as liberdades democráticas de cada colega, possibilitando a transparência nas contas e a defesa de todos os programas de incentivo à educação. O legado de ter uma gestão plural, ampla, democrática, competente, transparente, que escute todas as vozes da PUCRS, e que busque o máximo de conquistas para os estudantes. O legado de ter uma gestão inovadora nas ideias e nas atitudes, uma gestão que rompa com o velho modo de fazer movimento estudantil, algo totalmente ultrapassado. O legado de uma gestão de verdade!

 

Confira mais sobre as propostas nas redes sociais das chapas

Chapa 1 – E se a PUCRS fosse nossa? Chapa2 – Muda DCE
www.facebook.com/seapucrsfossenossa2019/
instagram.com/chapa1pucrs
www.facebook.com/mudadcepucrs2
instagram.com/mudadcepucrs.2

 

Serviço sobre as Eleições do DCE

Quando? 23 e 24 de abril (terça e quarta-feira)

Quem pode votar? Todos os alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação ou de Pós-Graduação, exceto alunos EAD. Deve ser apresentado um documento com foto, podendo ser uma das seguintes opções:

  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira de Trabalho (CTPS)
  • Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CRP, etc)
  • Certificado Militar
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Passaporte
  • Carteiras expedidas por órgão público que por força de Lei Federal são reconhecidos como documentos de identidade
  • Documento Nacional do Estudante emitido pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela
  • União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) ou Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)
  • Cartão Tri Estudante

Onde?

 

mapa com os locais para votação nas eleições do DCE em 22 e 23 de abril de 2019