Chapas apresentam suas propostas para as eleições do DCE da PUCRS

Votação, com suporte de urnas eletrônicas, ocorre em diversos pontos do Campus

08/04/2022 - 17h27
Urna Eletrônica

Foto: Nelson Jr/ASICS/TSE

Para colaborar com a divulgação das propostas e auxiliar estudantes eleitores, a PUCRS oportuniza às chapas que concorrem ao Diretório Centro dos Estudantes (DCE) a possibilidade de apresentarem suas principais ideias à comunidade acadêmica. Considerando o critério de equidade, foram realizadas perguntas idênticas às duas representações, com o mesmo espaço para respostas. As eleições ocorrem nos dias 12 e 13 de abril (terça e quarta-feira), das 8h às 22h, em diversos pontos do Campus (confira abaixo).

Durante o processo eleitoral, os estudantes da Universidade terão duas opções para votar:

• Chapa 1 – Por todos os cantos
  • Chapa 2 – Pra mudar o DCE

As urnas estarão disponíveis nos prédios 7, 9, 11, 12, 30, 50 e 81.
Confira abaixo os posicionamentos das chapas:

Quais são as principais propostas aos alunos?

Chapa 1 – Por todos os cantos Chapa 2 – Pra mudar o DCE

Nossa principal proposta é fortalecer o DCE na defesa dos estudantes para que ninguém mais tenha que abandonar o curso por não conseguir se manter na PUC. Defendemos que a universidade assuma a responsabilidade e ofereça iniciativas de assistência estudantil.

Nós da Chapa 2 nos organizamos a partir de uma série de críticas a atual gestão do DCE. Queremos construir um DCE presente no nosso dia a dia, atuante, que promova a integração estudantil, debates e que tenha ações concretas para mobilização dos e das estudantes e não apenas discursos. Ação concreta a favor dos estudantes de baixa renda que precisam do seu TRI Escolar e passe livre intermunicipal é garantir a confecção de carteirinhas dentro da universidade. Pra quem vem de carro o estacionamento está absurdo: queremos estabelecer um diálogo e um pressão na PUCRS e empresa administradora para que haja um preço único de diária para quem precisa ir e voltar no mesmo dia, assim como a redução do preço caso o/a estudante fique por apenas um turno. Queremos viver a vida universitária! A integração a partir de recepção dos bixos, festas e campeonatos esportivos é necessária. Nos comprometemos também em cumprir o papel do movimento estudantil de lutar com os estudantes e pela educação dentro e fora da PUCRS e ter posicionamento sobre o que ocorre no nosso país! Queremos ocupar a universidade com debates, feiras orgânicas e movimento!

O que a chapa pretende com relação a utilização do espaço do DCE?

Chapa 1 – Por todos os cantos Chapa 2 – Pra mudar o DCE

O espaço do DCE deve seguir aberto e para livre uso dos estudantes que precisam descansar, esquentar refeição, tomar café e socializar. Para incentivar a socialização, vamos oferecer vídeo game, xadrez e jogos de cartas.

O espaço físico do DCE deve permanecer aberto durante todo o período de aulas atendendo a comunidade estudantil em todos os turnos. É importante que seja um local em que os e as estudantes possam descansar nos intervalos (#VoltaCafézinho), ter orientação sobre o funcionamento da universidade e, sobretudo, que possa ser um espaço de articulação e organização estudantil!

Se for eleita, irá manter o Portal de Transparência disponibilizado pelo DCE em rede social?

Chapa 1 – Por todos os cantos Chapa 2 – Pra mudar o DCE

Certamente manteremos o Portal de Transparência e vamos intensificar as iniciativas de prestação de contas da entidade.

Temos como princípio de nossa chapa a participação estudantil. E, claro, para participar é preciso estar informado/a! Queremos que o Portal da Transparência seja reativado e atualizado para que os e as estudantes possam opinar com propriedade sobre o orçamento do DCE.

Existem iniciativas para que os alunos possam estar mais engajados com as atividades do DCE?

Chapa 1 – Por todos os cantos Chapa 2 – Pra mudar o DCE

Nós estamos propondo um funcionamento da gestão com reuniões abertas e amplamente divulgadas para oferecer canal de participação a todos estudantes. Além disso, vamos criar grupos temáticos para desenvolver iniciativas com a contribuição de todos.

Os e as estudantes da PUC tem diversos perfis e, portanto, várias disponibilidades diferentes de participar. Para termos um DCE participativo queremos construir comissões permanentes abertas a participação estudantil (confira no insta quais), assembleias e plenárias. Estaremos sempre abertos a diálogos e sugestões dos estudantes e centros acadêmicos, seja na sede do DCE ou seja por nossas redes sociais.

Qual é o legado que a sua gestão pretende deixar?

Chapa 1 – Por todos os cantos Chapa 2 – Pra mudar o DCE

Queremos que a nossa gestão seja marcada pela participação, pelo fortalecimento da democracia estudantil e a parceria com as atléticas, centros e diretórios acadêmicos na defesa dos estudantes da PUC!

Nosso legado não se iniciou nas campanhas e não terminará com o fim do nosso mandato. Queremos ser a gestão que faz campanhas de solidariedade contínuas para fortalecer nossos vínculos com a comunidade, que reabra o DCE para que os e as estudantes se engajamento e se organizem cada vez mais pra lutar por nossos direitos! A mudança não será sem nós: mulheres, mães, negros e negras, LGBTs prounistas, bolsistas e pagantes – vamos unir forças e transformar o movimento estudantil e a universidade.

Confira mais sobre as propostas nas redes sociais das chapas

instagram.com/chapa1portodososcantos/
twitter.com/chapa1dcepucrs
instagram.com/pramudarodce2/