Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Centro Vila Fátima passa a ter gestão do Hospital São Lucas

Iniciativa completa 38 anos de atividades voltadas à saúde da comunidade

03/09/2018 - 17h27
bergamaschi, vila fátima, homenagem, placa

Eder Berg, novo coordenador médico do Centro, ao lado do pioneiro professor Bergamaschi / Foto: Camila Cunha

O Centro de Extensão Universitária Vila Fátima completa 38 anos e concentra esforços para se tornar Centro de Estratégia de Saúde da Família Vila Fátima. Antes integrante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), a estrutura passa a ser coordenada pelo Hospital São Lucas (HSL). Com a mudança, o médico e professor José Francisco Bergamaschi deixa o comando do Centro, no qual esteve desde seu lançamento, em 1980. Agora, a liderança do projeto fica a cargo do coordenador médico Eder de Mattos Berg e da enfermeira supervisora Celita Fraporti.

Para marcar essa transição e homenagear o trabalho desenvolvido por Bergamaschi à frente da iniciativa, foi promovida uma cerimônia especial na Vila Nossa Senhora de Fátima/Mato Sampaio, na tarde desta segunda-feira, 3 de setembro. O evento teve a presença de representantes do HSL, como o superintendente Sérgio Baldisserotto, da PUCRS, como o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada Ir. Manuir Mentges, e da comunidade. No dia 30 de agosto, foi celebrada uma missa na Igreja Cristo Mestre, também em reconhecimento ao médico.

Reestruturação do Centro

bergamaschi, vila fátima, homenagem, placa

Centro Vila Fátima terá homenagem permanente ao seu primeiro médico, José Bergamaschi / Foto: Camila Cunha

A reestruturação estabelece processos assistenciais alinhados aos preconizados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Serão desenvolvidas ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e recuperação da saúde, mantendo o reconhecido vínculo com a população local, aliado à excelência acadêmica e ao trabalho com enfoque multidisciplinar e interprofissional.

Como principais objetivos da mudança, estão a manutenção e ampliação das ações extensionistas e de ensino nas áreas de saúde, educação e direito, além de novas atividades que contemplem as demais Escolas da PUCRS. Também prevê o aumento na oferta de estágios para alunos de graduação e pós-graduação; a captação e recursos por meio de editais para qualificação da atuação na comunidade; e a contribuição para a formação humanística.

A iniciativa leva aos moradores da região serviços de qualidade nas áreas de educação, direito, saúde e assistência e desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que oferece aos universitários estágios eminentemente práticos. Atualmente, participam do projeto, através de atividades curriculares, alunos de Direito, Educação, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, além dos estudantes de Pós-Graduação do HSL.

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas