Campus recebe encontro do movimento Croquis Urbanos

Atividade que promove o desenho de observação ocorre dia 23, em frente ao Colégio Marista Champagnat

18/09/2017 - 12h49
Croquis Urbanos,desenho de observação,Instituto Ling,Paulo Bregatto

Professor Paulo Bregatto com participantes do movimento no Instituto Ling – Foto: Divulgação/Croquis Urbanos

Lápis, papel e paixão por desenhar. Esses são os elementos que unem os participantes do movimento Croquis Urbanos, que esta semana chega ao Campus da PUCRS. A atividade, gratuita e aberta a interessados de todas as idades, incentiva o desenho de observação de lugares com valor arquitetônico relevante. O 11º encontro do grupo está marcado para o próximo sábado, 23 de setembro, das 10h30min às 13h, em frente ao Colégio Marista Champagnat (Av. Bento Gonçalves, 4314). Para alunos da Universidade, o evento é válido como horas complementares.

O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS Paulo Bregatto é um dos organizadores da iniciativa em Porto Alegre, que começou em maio de 2016 e visitou diversos pontos icônicos da Capital. “Já estivemos em espaços históricos, como a Casa de Cultura Mário Quintana e o Teatro São Pedro; contemporâneos, como a Fundação Iberê Camargo e o Instituto Ling, além de sítios urbanos, a exemplo da Praça da Matriz e o Parque Farroupilha”, relata o professor. Ele explica que a atividade é inspirada no movimento internacional Urban Sketchers, que se propõe a reunir espontaneamente pessoas dispostas a praticar desenho livre nas cidades.

Bregatto afirma que as atividades realizadas em Porto Alegre não são institucionalizadas, ou seja, a adesão é livre e não envolve certificações. Os encontros recebem dezenas de interessados, como professores, artistas, alunos de cursos de arquitetura e demais simpatizantes da causa. Para participar, os únicos requisitos, além de levar seu próprio material, são o gosto por observar paisagens, noções básicas de desenho e a sensibilidade para extrair formas, geometria e proporção dos locais explorados. “Não é uma aula de desenho, mas um momento de aprender trocando experiências”, esclarece o professor. “Nosso maior desejo é ajudar as pessoas a reconhecerem que o desenho é a nossa forma primordial de comunicação, de expressão”, conclui.

Para acompanhar os trabalhos e fotos do movimento Croquis Urbanos, basta seguir seus perfis no Facebook e no Instagram.