Campus Living Lab: Telhado Verde resgata flora e fauna na PUCRS

Projeto também auxilia em questões bioclimáticas e estéticas dos prédios

09/10/2019 - 13h09
campus living labs, telhado verde

Telhado Verde no prédio 5 da PUCRS / Foto: Camila Cunha

Uma cobertura que retém a água da chuva, reduz a temperatura dos ambientes, promove o crescimento da flora e favorece a presença da fauna. Esses são os benefícios da implementação do Telhado Verde na PUCRS. O projeto é uma das nove iniciativas do ecossistema de inovação Campus Living Lab, em que Universidade, sociedade, governo e empresas trabalham juntas para elaborar soluções centradas no uso real da tecnologia e no desenvolvimento sustentável.

Criado em 2010, a partir de pesquisas do grupo Sustentabilidade e Eficiência Energética na Arquitetura, da Escola Politécnica, o Telhado Verde está localizado no prédio da Reitoria e no prédio 5 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre/RS).

Abrangência multidisciplinar
O desenvolvimento do projeto contou com a participação de alunos, professores e pesquisadores de diversos cursos da Universidade, tais como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Biologia. “Nesse processo de co-criação o procedimento metodológico que nós adotamos foi por um lado desenvolver a tecnologia em relação aos condicionantes ambientais, como, por exemplo, o retardo da água da chuva para a infraestrutura urbana. Por outro lado, trabalhar a influência do Telhado Verde em relação as questões bioclimáticas dos centros urbanos, exemplificando, é o fenômeno ‘ilha de calor’, o aquecimento da cidade”, comenta o coordenador do grupo responsável pela iniciativa, Márcio D`Avila. O professor ainda aponta que houve uma redução de 6° Celsius na sala abaixo da cobertura instalada no prédio 5.

campus living labs, telhado verde

Foto: Camila Cunha

Criação centrada no uso real
Um dos pontos essenciais nas iniciativas do Campus Living Lab, destacados por D`Avila, é a apropriação da sociedade na utilização das tecnologias.  “Esse envolvimento é muito importante porque todo processo de uma nova tecnologia demanda de sensibilização. As pessoas têm que se apropriar, elas precisam acreditar na tecnologia, sem isso não há o potencial de disseminação e de interesse”, aponta. O professor também destaca o impacto da cobertura na composição estética dos prédios. “As pessoas que trabalham aqui têm na janela uma vista muito mais agradável. O Telhado Verde cria um conforto, uma vitalidade”, relata.

Sobre o Campus Living Lab
As instalações, produtos, pesquisas e serviços atendem não só as demandas da Universidade, mas passam a compor um roteiro de inovação e empreendedorismo que beneficia toda a sociedade. As iniciativas já desenvolvidas são:

Leia mais sobre o Campus Living Lab:
Campus Living Lab aproxima inovação, sustentabilidade e empreendedorismo
Campus Living Lab: sistema de energia solar referência na América Latina


Leia Mais Veja todas