Campus Living Lab: linha do tempo expõe ações de inovação da PUCRS

Iniciativa Quádrupla Hélice traduz a construção do futuro na Universidade

13/11/2019 - 15h31
campus living labs, quádrupla hélice, linha do tempo

Linha do tempo Quádrupla Hélice / Foto: Camila Cunha

Uma linha do tempo dinâmica em que estão expostas algumas das principais ações construídas dentro do ecossistema de inovação da Universidade e que apresenta a história de um dos mais reconhecidos parques tecnológicos do Brasil, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A Quádrupla Hélice é uma das nove iniciativas do Campus Living Lab, em que Universidade, sociedade, governo e empresas trabalham juntos para elaborar soluções centradas no uso real da tecnologia e no desenvolvimento sustentável.

O conceito Quádrupla Hélice se materializa nas ações do Parque, que tem como principais áreas de atuação Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia e Meio Ambiente, Ciências da Vida e Indústria Criativa. A linha do tempo se encontra no hall do prédio 97A (Global Tecnopuc)

Colaboração para construir o futuro
O diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, ressalta o desenvolvimento do Parque como um ecossistema de inovação aliando colaboração e relacionamento. “O coração do Tecnopuc é a conexão com a sociedade, empresas, governo e a universidade. Todos os agentes se relacionam constantemente para construir colaborativamente o futuro”, afirma.

PUCRS, ministério da cidadania, ministério de ciências, tecnologia, inovação e comunicação, marcos pontes, osmar terra, tecnopuc, irmão evilázio teixeira, reitor, jorge audy

Marcos Pontes, Ministro da Ciência e Tecnologia, visitou as instalações do Tecnopuc e conheceu a linha do tempo que apresenta as inovações do Parque / Foto: Júlia Aguilar

No Parque, estão instaladas mais de 170 empresas, entre elas diversas startups, reunindo cerca de 7 mil profissionais. As ações em parceria com o governo municipal, como o Pacto Alegre, também impactam milhares de pessoas com a união de esforços para a construção de uma cidade inovadora e alinhada com o desenvolvimento sustentável. O Pacto é um acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo.

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS também está aberto para pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação viverem experiências de empreendedorismo, inovação e pesquisa. O Track Startup é uma das ações para os estudantes criativos aprenderem de maneira prática como empreender dentro e fora da Universidade, ampliando o impacto social. É um projeto desenvolvido em parceria entre o IDEAR, as Escolas e o Tecnopuc.

campus_living_lab

Leia mais: Campus Living Lab aproxima inovação, sustentabilidade e empreendedorismo

 

As soluções do presente
O ambiente inovador do Tecnopuc possibilita que produtos sejam criados e testados em diversas áreas. Entre as soluções em desenvolvimento no Parque, Prikladnicki aponta por exemplo as ações em energia solar, mobilidade urbana e internet das coisas. “Diversos produtos estão sendo testados no nosso próprio ambiente, reforçando nossa atuação como um laboratório vivo, que é o próprio conceito de Living Lab”.

Sobre o Campus Living Lab
As instalações, produtos, pesquisas e serviços atendem não só as demandas da Universidade, mas passam a compor um roteiro de inovação e empreendedorismo que beneficia toda a sociedade. As iniciativas já desenvolvidas são:

Leia mais:
Campus Living Lab: sistema de energia solar referência na América Latina
Campus Living Lab: Telhado Verde resgata flora e fauna na PUCRS
Campus Living Lab: Chimakent utiliza energia limpa para soluções do cotidiano
Campus Living Lab: as múltiplas aplicações da microgravidade no dia a dia das pessoas
Campus Living Lab: exposição portátil leva público ao acervo cultural da PUCRS
Campus Living Lab: Iluminação Inteligente reúne serviços e eficiência energética


Leia Mais Veja todas