Campus Living Lab aproxima inovação, sustentabilidade e empreendedorismo

Iniciativas criadas a partir do conceito estão espalhadas pela Universidade e trazem benefícios para a sociedade

25/09/2019 - 13h58

campus_living_labUm ecossistema de inovação e desenvolvimento sustentável, em que universidade, sociedade, governo e empresas trabalham juntas para elaborar soluções centradas no uso real da tecnologia. Esse processo de co-criação define o Living Lab como uma nova configuração para a construção do futuro. Na PUCRS, esse conceito está materializado nove iniciativas de impacto social, que estão distribuídas em diferentes espaços, formando o Campus Living Lab.

O projeto abre espaço para que professores, pesquisadores e empreendedores exponham suas ideias apoiados na excelência das pesquisas científicas produzidas na Universidade. De abrangência multidisciplinar, o Campus Living Lab também permite que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos, auxiliando nas pesquisas e na elaboração das iniciativas.

As instalações, produtos, pesquisas e serviços expostos atendem não só as demandas da Universidade, mas passam a compor um roteiro de inovação e empreendedorismo que beneficia toda a sociedade. As iniciativas já desenvolvidas são:

A força da energia solar
Promovendo o uso sustentável dos recursos naturais, O sol que ilumina a noite transforma a energia solar em energia elétrica para a iluminação do chafariz no pórtico principal da Universidade. A iniciativa foi elaborada Núcleo de Tecnologia em Energia Solar da PUCRS, único da América Latina projetado para desenvolver células solares e módulos fotovoltaicos em escala. A energia solar se insere ainda mais no cotidiano da comunidade acadêmica por meio do ChimaKent. Criada pelo Centro de Demonstração em Energias Renováveis da PUCRS, a iniciativa capta calor do sol para aquecer a água fornecida diversos pontos dentro do Campus, alinhando um tradicional hábito gaúcho com a inovação tecnológica e sustentável.

Respeito à biodiversidade
Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Sustentabilidade e Eficiência Energética na Arquitetura da Escola Politécnica da PUCRS, o Telhado Verde resgata a flora, a fauna e reduz a temperatura nas coberturas do Prédio 5 e do prédio da Reitoria. O estudo sobre a biodiversidade é ampliado pela iniciativa Genoma e seus mistérios, que analisa o DNA de animais e plantas buscando entender como as espécies surgem e se modificam ao longo do tempo. Com três mil hectares de floresta, Um campus na mata caracteriza-se como um laboratório a céu aberto para pesquisa científica e sustentabilidade. Localizada em São Francisco de Paula, a iniciativa faz parte do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza (Pró-Mata).

Conceito de Cidades Inteligentes
Alinhada com o conceito de Smart Cities, a Iluminação Inteligente proporciona economia e modernização. A tecnologia utilizada no poste, situado no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) permite saber quando uma luminária está queimada ou quando está próximo da hora de trocá-la. A solução foi criada pelo SmartCity Innovation Center, que atua na PUCRS em parceria com a Huawei, empresa líder global em Tecnologia da Informação e Comunicação.

A memória e a microgravidade
Já a Documentação e Memória utiliza as inovações tecnológicas para possibilitar que um rico acervo histórico e cultural seja conservado. Olhando para o futuro, O espaço entre nós se destaca por estudos pioneiros sobre o ambiente aeroespacial e simulações de microgravidade na Terra.