Campus da Saúde recebe recursos do Governo Federal

Futura iniciativa inovadora visa à assistência e à promoção da saúde para a população

08/02/2018 - 15h01
ministro da saúde, hsl, campus da saúde

Ministro fez o anúncio no Anfiteatro Irmão José Otão do Hospital
Foto: Camila Cunha

O Governo Federal vai investir mais de R$ 70 milhões em uma iniciativa inovadora voltada à assistência e à promoção da saúde no Rio Grande do Sul. O Campus da Saúde, projeto liderado pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), reúne ensino, pesquisa e assistência da Universidade em um modelo integrado de promoção e proteção da saúde da população. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, durante a visita do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao HSL. A solenidade também contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; do Secretário de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim que também representou o Prefeito de Porto Alegre, e da bancada gaúcha, coordenada pelo Deputado Federal, Giovani Cherini.

Com a proposta de qualificar o atendimento à população, Barros conheceu a iniciativa que prevê ações de prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação, atuando de forma multidisciplinar, aliando pesquisa e ensino de excelência com atendimento diferenciado, integrado às políticas do Gestor Público. Destes recursos federais anunciados, R$ 42 milhões serão para reformas e R$ 28 milhões para a aquisição de equipamentos.

“O investimento é fruto de um reconhecimento da capacidade, da qualificação e do compromisso com a saúde realizados pelo Hospital São Lucas. O Ministério da Saúde está mudando o formato de financiamentos e o Hospital está olhando para o que é o principal: a promoção e a prevenção da saúde das pessoas”, disse o Ministro. Já o Vice-Reitor da PUCRS, Dr. Jaderson Costa da Costa, destacou que este modelo diferenciado poderá ser replicado pelo País. “A difusão dos nossos saberes e das nossas práticas para a melhoria na qualidade de vida estarão ainda mais à disposição da população”, completou. Para o Secretário de Saúde de Porto Alegre esse recurso será determinante a cidade. “O HSL ampliará a sua eficiência, permitindo um maior retorno para a saúde das pessoas”, enfatizou.

O Campus da Saúde irá reunir, além do HSL, o Instituto do Cérebro do RS, as Escolas de Medicina e Ciências da Saúde, o Parque Esportivo, um moderno complexo para a prática de esportes e o Centro de Reabilitação, que conta com profissionais especializados e ampla tecnologia.

Números gerais:

• Médicos do corpo clínico: 1.200
  • Colaboradores: 2.700
  • Leitos: 448
  • Consultórios: 111

Atendimentos em 2017 (incluindo o Sistema Único de Saúde, SUS):

• Internações: 26.340
  • Atendimentos de Emergência: 100.156