Busto do Irmão Norberto Rauch é inaugurado na PUCRS

Monumento está instalado em frente ao Tecnopuc

18/12/2015 - 10h12
Busto do Irmão Norberto Rauch é inaugurado na PUCRS

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 17 de dezembro, houve a inauguração do busto do Irmão Norberto Francisco Rauch, ex-reitor da Universidade, que dirigiu a PUCRS de 1978 a 2004. Empreendedor e visionário, o Irmão Marista, que faleceu em 2011, transformou a Universidade em um centro de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. O busto foi instalado em frente ao Portal Tecnopuc, prédio 99A do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), no Parque Científico e Tecnológico, do qual Rauch foi grande idealizador. O evento ocorreu na mesma data da apresentação do novo Planejamento Estratégico da Instituição, com a presença do Chanceler Emérito da PUCRS, Dom Dadeus Grings, membros da Administração Superior e comunidade universitária.

O Reitor, Irmão Joaquim Clotet, liderou a cerimônia de homenagem que antecipou a apresentação pública do monumento. Citando reitores de universidades de referência mundial, disse que “a eles podemos acrescentar a figura íntegra, firme e corajosa de Norberto Francisco Rauch, marista de coração”. O Vice-Reitor, Irmão Evilázio Teixeira, manifestou que seu apreço por Rauch teve início ainda na juventude, como estudante de Filosofia e Teologia. “Minha primeira impressão foi a de estar diante de um ser humano fascinante, por sua erudição, simplicidade e sensibilidade espiritual”.

Norberto Rauch

Empreendedor, com visão de futuro e obstinado. Com base no impulso inicial dado pelo Ir. José Otão na Reitoria, com quem conviveu e trabalhou por 20 anos, Rauch foi o idealizador e, com suas equipes, iniciou obras como o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT), o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e o Parque Esportivo. O Governo do Estado conferiu-lhe, em 2004, a Medalha Negrinho do Pastoreio, uma das comendas mais importantes do Rio Grande do Sul, em homenagem aos serviços prestados à comunidade. Em 2014 foi inaugurada uma Rua em seu nome, localizada no América bairro planejado, na zona leste de Porto Alegre (RS).