Boas práticas do Museu são divulgadas na Universidade de Oxford

Professor José Luis Ferraro, da Proex, representou a Universidade na Inglaterra

24/05/2018 - 13h12
universidade de oxford,Janet Stott,jose luis ferraro,Jane Pickering,Maria Fonseca,proex,museu de ciências e tecnologia,mct,Science University Museum group

A partir da esquerda: Janet Stott (Universidade de Oxford), José Luís Ferraro (PUCRS), Jane Pickering (Universidade de Harvard) e Maria Fonseca (Universidade do Porto)
Foto: Arquivo pessoal

A Universidade de Oxford sediou, no dia 21 de maio, o SUMs Workshop, encontro do Science University Museum group. O evento ocorreu no Museu de História Natural (Museum of Natural History – UOMNH) da universidade britânica com apenas três convidados internacionais, além de representantes de diversos museus do Reino Unido. A PUCRS, a Universidade de Harvard (EUA) e a Universidade do Porto (Portugal) marcaram presença como parceiras estratégicas para a internacionalização da discussão e ações relacionadas às práticas educativas em museus de ciências.

Na ocasião, o professor José Luís Ferraro, diretor de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), proferiu conferência intitulada Science Dissemination and Outreach in Brazil. O docente explorou aspectos relacionados à educação científica no Brasil, às boas práticas em educação de ciências desenvolvidas no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) e à necessidade de esse perfil de museu cumprir um papel social por meio da alfabetização científica e da popularização da ciência.

Estiveram presentes no workshop representantes das universidades de Oxford, Manchester, Cambridge e Birmingham. A rede, que se constitui a partir do SUMs, é considerada de fundamental importância para o fomento à formação científica não apenas nas universidades, mas desde a educação básica, a partir do investimento na formação de professores que atuam neste segmento.

O próximo encontro do SUMs será em novembro, na Universidade de Birmingham. Na ocasião, serão discutidos os encaminhamentos da reunião de maio, quando foram definidas algumas ações como a elaboração de um projeto e um plano de atividades para captação de recursos de fundos internacionais à rede que se inicia.