Biblioteca Central Ir. José Otão: uma história de ensino, cultura e tecnologia

Conheça mais sobre o espaço e o acervo que completam 44 anos

29/11/2022 - 09h00
construção da Biblioteca

Início da construção da Biblioteca em 1973 / Foto: Ana Toledo

Desde as estantes em casa até os edifícios inteiros repletos de acervos, mais do que um espaço físico onde guardam-se os livros, as bibliotecas são símbolos históricos do saber. Neste dia 29 de novembro, comemora-se o aniversário de um deles, parte essencial do campus da PUCRS e um dos espaços acadêmicos mais imponentes e completos da América Latina: a Biblioteca Ir. José Otão, que está completando 44 anos.  

Para comemorar a data e homenagear um dos espaços mais queridos da Universidade, conheça mais sobre a história da biblioteca. 

Há 44 anos no coração do Campus 

Originada a partir do acervo localizado junto ao Colégio Rosário em 1940, a Biblioteca mudou-se para o Campus Universitário em 1967. Pouco mais de uma década depois, em 1978, ela passou a ocupar uma área de 10 mil metros quadrados no centro do Campus, no atual prédio 16 da Universidade. 

Inauguração, em 1978, das instalações no prédio 16 / Foto: Ana Toledo

Em 2008, com a reinauguração das instalações, foi ampliado o espaço físico para 21 mil metros quadrados através da integração de uma torre de 14 pavimentos à estrutura antiga. Entre as inovações apresentadas durante essa reestruturação, destaca-se o Espaço Cultural. Com 360 metros quadrados, o ambiente expandiu e diversificou a atuação da biblioteca, possibilitando a contemplação e o contato, pela comunidade, com as mais variadas expressões de cultura. 

Somente nos últimos sete anos, mais de 40 exposições foram realizadas de forma gratuita e aberta ao público. Dentre elas, a mostra Leonardo da Vinci: Gênio Universal, com réplicas de pinturas e desenhos certificadas pelo Museu Leonardiano di Vinci e reproduções de algumas máquinas projetadas por ele mesmo. Destaca-se também a exposição Iret-Neferet, a Múmia Egípcia de Cerro Largo-Símbolos e Rituais de Mumificação, que apresentou ao público a cabeça de uma múmia egípcia que chegou ao Brasil na década de 50 e teve a confirmação de idade, sexo e origem em pesquisa realizada na PUCRS 

Também houve a recente exposição Alemanha, uma vez, uma seleção de 46 pinturas em aquarela que o artista Joaquim da Fonseca produziu em viagens ao país. Além disso, a vigente exposição Retratos Gaúchos – Olhares Inesperados vai até esta quarta-feira (30) e é composta por retratos do fotógrafo Eurico Salis, que percorreu mais de quarenta cidades do Rio Grande do Sul, registrando a diversidade do povo brasileiro. 

Leia também: 5 livros disponíveis na Biblioteca da PUCRS para conhecer escritoras negras brasileiras 

Tecnologia e pioneirismo se tornaram marcas 

biblioteca

Espaço no térreo reúne dicas de leitura e o serviço de auto-empréstimo / Foto: Camila Cunha

A Biblioteca Ir. José Otão é considerada a mais avançada em termos tecnológicos da América do Sul. O reconhecimento ressalta o pioneirismo na adoção de softwares e tecnologias de rastreamento e identificação de documentos por radiofrequência, além do uso de equipamentos de autodevolução e auto–empréstimo de materiais. 

Todo o sistema permite que o público acadêmico possa usufruir de empréstimos e acessar, de forma gratuita, mais de um milhão e seiscentos mil itens de informação, abrangendo livros impressos e eletrônicos, teses e dissertações, folhetos, obras raras, materiais multimídia, bases de dados e periódicos impressos e eletrônicos. A consulta ao acervo está disponível vinte quatro horas por dia no Omnis – ferramenta de busca, através da internet. 

Entre outras inovações realizadas pela Biblioteca ao longo dos anos, destacam-se a disponibilização de vídeos tutoriais curtos para uso de recursos tecnológicos, gerenciadores de referências (que permitem reunir, organizar e formatar as referências dos documentos pesquisados) e ferramentas de apoio à pesquisa (como orientações para pesquisa bibliográfica e modelos de normas técnicas de documentação). 

Leia também: 5 dicas: como aproveitar os serviços da Biblioteca 

biblioteca

Diversos espaços estão disponíveis para pesquisa e estudo na Biblioteca da PUCRS / Foto: Bruno Todeschini

A estrutura da Biblioteca Central ainda conta com acessibilidade às pessoas com deficiência, incluindo equipamentos e softwares para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Está à disposição da comunidade acadêmica e externa uma sala exclusiva para atendimento de pessoas com deficiência visual, localizada no 2º pavimento. No local, existem diversos recursos de tecnologia assistiva como equipamentos, softwares de leitura de tela e conversão de texto para áudio falado, além do acervo de livros falados. Também há tradução de vídeos para a Língua Brasileira de Sinais. 

Comprometida com o atendimento de qualidade, a Biblioteca Central Ir. José Otão vem promovendo e estimulando a autonomia dos seus usuários, atendendo as demandas da comunidade acadêmica e sendo um polo de pesquisa e cultura com estruturas abertas ao público em geral, destacando-se como referência nacional no âmbito das bibliotecas universitárias. 

Saiba mais sobre todos os serviços e recursos da Biblioteca clicando aqui. 


Leia Mais Veja todas