Banco de Leite Humano necessita de doações de leite materno

Alimento é destinado aos bebês prematuros internados na UTI Neonatal do HSL

12/12/2019 - 13h35
banco de leite humano, doação, potes, leite materno

Foto: Gilson Oliveira

O Banco de Leite Humano do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) está incentivando a doação de leite materno. Aberto para toda a comunidade, o Banco é um centro especializado responsável pelo apoio, incentivo e promoção ao aleitamento materno. Além de auxiliar as mães a amamentarem, realiza a coleta, armazenamento, processamento e controle de qualidade físico-química do leite colhido para sua posterior distribuição. Situado no 5º andar do HSL, o Banco de Leite Humano atende diariamente das 7h às 12h e das 13h às 19h, inclusive nos finais de semana e feriados. Mais informações podem ser realizadas pelo telefone (51) 3320.3288 ou pelo e-mail [email protected].

Para realizar a doação é necessário que sejam mulheres saudáveis, que estejam amamentando e que produzam volume excedente de leite. O leite doado é destinado aos bebês internados na UTI Neonatal, cujo as mães não produzem leite em quantidade suficiente ou não poderão amamentá-los por outro motivo. Conforme informa a nutricionista clínica materno infantil, Daiane Corrêa de Azevedo Drumond Costa, cada bebê prematuro consome, em média, de 50 a 100 mililitros de leite por dia, inicialmente.

Benefícios do leite materno

O aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios, especialmente para os recém-nascidos. “O leite materno é alimento ideal, pois possui todos os nutrientes que ele precisa para ter um desenvolvimento saudável”, reforça a nutricionista.

Além de estar sempre pronto, na temperatura certa e não custar nada, esse ato estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos. Contribui ainda para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto; ajuda a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.

Para o recém-nascido, o leite humano provoca menos cólicas e tem fácil digestão. Outro fator positivo é que a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração. Por fim, protege a criança contra doenças como anemia, alergias, infecções e obesidade.

Qualquer mulher que esteja amamentando e que necessite de ajuda neste processo ou que deseja doar seu excedente de leite pode procurar o Banco.


Leia Mais Veja todas