Balcão do Consumidor alcança marco de 600 atendimentos

22/05/2018 - 19h11
Balcão do Consumidor

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

No dia 21 de maio, após exatamente um ano em atividade, o Balcão do Consumidor da PUCRS, coordenado pela Escola de Direito, atingiu o total de 663 atendimentos realizados. Funcionando uma vez por semana – nas segundas-feiras, das 14h às 16h -, foram, em média, cinco atendimentos por dia. O período também contemplou dois mutirões de atendimento, em parceria com o Procon-RS e com a Escola de Negócios.

O serviço está localizado na sala 134 do prédio 8, e é gratuito e aberto à comunidade. Para usufruir da iniciativa, basta levar comprovantes da relação de consumo (como contrato, nota fiscal, comprovante de pagamento, número de protocolo de atendimento…) e documentos pessoais, RG e CPF. O atendimento ao público é feito pelos alunos da disciplina de Direito do Consumidor.

Para a professora Flávia do Canto, que coordena o projeto, o balanço dos resultados após um ano de funcionamento faz com que a iniciativa já seja considerada um sucesso. “Tivemos uma média excelente de atendimentos, apesar de abrirmos apenas uma vez por semana”. Ela também ressalta o envolvimento e engajamento dos alunos, que têm a possibilidade de encarar a prática jurídica. “O que mais ouvimos dos consumidores neste semestre foi o quão conveniente é termos dentro da PUCRS um atendimento próprio, com pessoas qualificadas, sem a necessidade de deslocamento até o centro da cidade. É um resultado muito positivo”, conclui.

Visita

maria helena sartori, balcão do consumidor, visita

Secretária Maria Helena Sartori, à esquerda, com a equipe do Balcão do Consumidor/Foto: Divulgação

No mesmo dia em que completou um ano de funcionamento, o Balcão do Consumidor recebeu a visita da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos Maria Helena Sartori. Durante passagem pela Universidade, ela conheceu o serviço no prédio 8.

Mais informações sobre o Balcão do Consumidor estão disponíveis através dos telefones (51) 3353-7887 e (51) 3353-7889 ou do e-mail [email protected].