Azul da PUCRS faz parte da paleta da cor do Ano da Pantone

Confira a importância do Azul Clássico e o que isso significa para o mercado

19/12/2019 - 11h23

Azul da PUCRS faz parte da paleta da cor do Ano da Pantone - Confira a importância do Azul Clássico e o que isso significa para o mercadoPara 2020, a Pantone – empresa americana de consultoria e a principal do ramo de cores no mundo -, anunciou o Classic Blue (Azul Clássico) como a COTY (Color of the Year) escolhida, o que influencia toda a indústria criativa do mundo. A tonalidade faz parte da paleta azul da PUCRS e marca o início de um novo ciclo.

Para Stefan Fernandes, professor da cadeira de Cor e Design, do curso de Design da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, o que a Pantone faz é mais do que apenas ditar tendências. “Ela identifica comportamentos no mundo todo, a partir disso que ela comunica suas cores escolhidas. A cor nunca é isolada“ afirma. Isso pode ser percebido nas decorações, roupas e em outras coisas do cotidiano.

“Muitos de nós olhamos para 2020 como o futuro, mas agora aqui estamos nós”, conta Laurie Pressman, vice-presidente do Instituto de Cores Pantone, em entrevista concedida à Revista Fast Company. Segundo ela, a proposta do Azul Clássico é uma resposta ao momento de instabilidade em diversas regiões do planeta, como contraponto ao caos, já que a cor também transmite calma e solidez.

O Azul Clássico de 2020

A cor representa fé e confiança. É um tom considerado sólido, atemporal e resistente: um verdadeiro porto seguro. A sua simplicidade e elegância fazem alusão ao céu do início da noite, aspirando uma base estável para começar uma nova etapa. A tonalidade também remete a um estado meditativo e reflexivo, que faz um convite para se aprofundar na própria mente. O Azul Clássico faz parte da paleta de cores oficiais da PUCRS por ser uma instituição com tradição, mas estar em constante transformação.

Quem dita a tendência: sobre a Pantone

“Em 1963, Lawrence Herbert, fundador da Pantone, criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores para resolver problemas associados com produção precisa de combinações de cores na comunidade de artes gráficas”, anuncia o portal oficial da empresa. O Lexus Groupe é responsável pela distribuição da marca no Brasil, com a categoria Master. As principais áreas de atuação da empresa, criada nos Estados Unidos para atender necessidades de pesquisa de cores e tendências do mercado de moda, são a têxtil, vestuário, design e tecnologia.

Confira no Trends todas as cores dos últimos 10 anos ano da Pantone.