ATL House abre as portas na Rua da Cultura

Novo espaço une inovação e interatividade num local jovem e moderno no Campus da PUCRS

08/06/2018 - 08h02
atl house, campus repensado, rádio atlântida, grupo rbs, rua da cultura

Foto: Camila Cunha

A comunidade acadêmica e o público em geral já podem contar com um novo espaço de relacionamento em Porto Alegre: a ATL House, localizada na Rua da Cultura da PUCRS. O projeto de extensão da Rádio Atlântida une inovação e interatividade num local jovem e moderno, focado em três pilares principais: humor, música e geek. O empreendimento de 1.300 metros quadrados é resultado da parceria entre PUCRS, Grupo RBS e Tornak Participações e Investimentos. Na noite da quinta-feira, dia 7 de junho, a ATL House foi inaugurada em um evento para patrocinadores, comunicadores, formadores de opinião e meio acadêmico. A partir desta sexta, a Casa da Atlântida está aberta para visitas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 22h e, aos sábados, das 8h às 12h.

Durante a inauguração, Alam de Oliveira Casartelli, o pró-reitor de Administração e Finanças da PUCRS (Proaf) enfatizou a importância da iniciativa. “Dentro do nosso conceito de Campus do futuro, a Universidade está em transformação. Este é um novo ambiente para cultura e aprendizado dentro da nossa Rua. É um prazer ter esta casa maravilhosa, que está disponível para alunos e comunidade”, destacou o professor, que representou, na ocasião, o reitor Ir. Evilázio Teixeira.

O diretor Executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, recordou seus tempos de estudante e a satisfação em retornar ao ambiente acadêmico com esse projeto. “Em particular, tenho uma afinidade com a PUCRS, pois é aonde me formei, bem como é a Universidade da minha filha. Desde que foi inaugurada a Rua da Cultura, nota-se que é um ponto de encontro no Campus, que se criou de forma natural. Ter a ALT no meio da galera é uma grande forma de interação com o público”, enfatizou.

Para o diretor da Tornak Participações, Fernando Tornaim, esta “foi uma longa jornada até chegar neste resultado. Juntar a PUCRS e a Atlântida num mesmo espaço é uma tendência do mundo, é uma forma de estar mais próximo das pessoas”, afirmou.

Várias atividades no Campus repensado

Com o objetivo de estender o universo da Atlântida e aumentar ainda mais a conexão com o público jovem ouvinte da rádio, a ATL House vai contar com uma série de atrações. Entre elas, um estúdio para transmitir programas externos, ações exclusivas com os comunicadores, karaokê, campeonatos de games, estreia de séries, pocket shows, festivais de comédia, eventos inspirados na grade de programas e projetos acadêmicos direcionados aos estudantes. Além disso, o novo espaço de experiência conta com operações da hamburgueria Severo Garage, da agência de intercâmbio STB e do Canal Café.

A iniciativa integra o Campus Repensado do movimento PUCRS 360º – Universidade em Transformação, um eixo do projeto que busca repensar os ambientes do campus a partir de pilares como conectividade, interatividade e experiência, unindo música, cinema, teatro e cultura nesse espaço descolado e plural. O movimento de transformação da Universidade também visa entregar aos estudantes mais autonomia durante a trajetória universitária, novos eixos formativos para uma experiência acadêmica diferenciada e mais espaços de convivência no campus.

Show com Di Ferrero

Às 21h entrou no palco da Rua da Cultura o cantor Di Ferrero, (vocalista da NX Zero). Cantando músicas do repertório de sucessos da banda, além de canções do seu novo trabalho solo, Di mobilizou o grande público que aproveitou o pocket show, lotando as arquibancadas e o deck, cantando em coro com o artista. “Foi o meu primeiro show nesse projeto para tantas pessoas e dentro de uma universidade. Eu estou adorando isso”, celebrou o cantor.

Funcionamento da ATL House

A ATL House é um espaço aberto ao público e fica localizada na Rua da Cultura, no campus da PUCRS. A Casa da Atlântida pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.