Atividades alertam para o uso racional de medicamentos

Estudantes de Farmácia darão orientações à comunidade

07/05/2018 - 10h07
medicamentos

Foto: Jonathan Perez/Unsplash

Dentro da Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, estudantes da disciplina de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, do curso de Farmácia da Escola de Ciências da Saúde, realizam atividade de orientação farmacêutica à comunidade, dias 9 de 10 de maio, no saguão do Hospital São Lucas. A iniciativa tem apoio do Serviço de Farmácia do hospital.

No dia 9, haverá blitz sobre o tema, com o quiz: “Eu sei utilizar medicamentos adequadamente?”. A ação, coordenada pela professora Liamara Andrade, começa às 14h. No dia 10, também às 14h, ocorre orientação farmacêutica e aferição da glicemia capilar (teste de ponta de dedo), sob supervisão da professora Fernanda Morrone.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, professora Ana Lígia Bender, nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa. “O tema uso racional de medicamentos, seus riscos e suas motivações é uma pauta importante à conscientização, prevenção, promoção e recuperação da saúde”, afirma. O uso exagerado de medicamentos pode comprometer órgãos e agravar doenças.