Ateliê PUCRS Cultura oferece oficinas gratuitas

Programação vai de 12 a 26 de junho

10/06/2019 - 08h15

Ateliê PUCRS CulturaDe 12 a 26 de junho, tem início o projeto Ateliê PUCRS Cultura, visando proporcionar experiências para a comunidade universitária por meio de práticas artísticas. Serão quatro oficinas gratuitas exclusivas para alunos, professores e técnicos administrativos. A primeira atividade, nesta quarta-feira, será Desenho experimental. Inscrições pelo e-mail [email protected].

Confira as atividades:

Desenho experimental, com Alexandre Copês, mestrando em Artes Visuais pela UFRGS e produtor cultural

O quê: Oficina artística que explora o desenho contemporâneo por meio de propostas individuais e coletivas. Através de ações experimentais, dos múltiplos desdobramentos dessa linguagem, se propõe a tensionar os limites dessa prática visando à observação de motivos, como a figura humana e a paisagem, e às atividades conjuntas de ordem experimental realizadas coletivamente, a exemplo do desenho a várias mãos.

Data: 12/6, 14h-16h30

Local: 12º andar da Biblioteca Central

Atuação para teatro, com Charles Dall’Agnol, doutor em Teoria Literária, diretor do Grupo de Teatro Universitário/Instituto de Cultura da PUCRS

O quê: A atuação para teatro tem importância fundamental na educação e na vida profissional, pois desenvolve criatividade, resolução, autoconhecimento e socialização. A oficina é dividida em três partes, na primeira, o foco é a narração, com instruções de técnica vocal necessária para falar claramente; na segunda, exercícios são experimentados para a criação de um maior contato do corpo com os cinco sentidos, objetivando a qualidade do “estar presente no momento”; e, na terceira, a criação de cenas teatrais coletivas envolvem a aplicação do aprendizado obtido nos primeiros módulos.

Data: 18/6, 14h-17h

Local: teatro do prédio 40

– Aquarela para iniciantes, com Anna Jonko, artista visual

O quê: Esta oficina de introdução à aquarela pretende abordar algumas técnicas básicas que podem ser realizadas com o material e serão propostos exercícios de fácil aplicação com o mesmo. Também serão mostrados materiais que podem auxiliar na construção da pintura/imagem.

Data: 25/6, 14h-16h30

Local: 12º andar da Biblioteca Central

– Corpo e voz, com Pedro Cassel, professor de canto, com experiência em teatro, dança, poesia e música

O quê: É comum que em uma aula de canto o momento do alongamento seja curto – ou nem exista –, para dar espaço à exercícios de técnica vocal. Por conta disso, o corpo de alguns cantores parece apenas o suporte para uma cabeça que solta sons. Nesta oficina para iniciantes e interessados tanto em canto quanto em práticas corporais, será explorada a voz como algo que vem também do pé, dos ombros e de outros lugares.

Data: 26/6, 14h-16h30

Local: teatro do prédio 40