Aprovados no Vestibular têm matrículas nos dias 18 e 19 de junho

Estudantes e/ou representantes devem se direcionar à Biblioteca Central, das 9h às 18h

18/06/2018 - 08h08

vestibular de inverno 2018,matrículasChegou a hora de ingressar na Universidade, e a PUCRS dá as boas-vindas aos aprovados no Vestibular de Inverno 2018. Nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de junho, estudantes e/ou seus representantes são aguardados, no andar térreo da Biblioteca Central Ir. José Otão, prédio 16 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), para efetivarem suas matrículas. A entrega da documentação precisa ser feita presencialmente, no horário das 9h às 18h. Vale lembrar que a classificação dos candidatos que consta na lista de aprovados, disponível neste link, não significa matrícula automática. Portanto, o ato de matricular-se é obrigatório para garantir a vaga. Outras informações podem ser obtidas no Setor de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.

Ao chegar ao Campus, os aprovados poderão aproveitar para conhecer dois espaços recém-inaugurados, que integram o movimento de transformação PUCRS 360º: a Rua da Cultura e a ATL House. Água quente para o chimarrão, espreguiçadeiras, mini horta e redes para relaxar são algumas das atrações da Rua. Já a Casa da Atlântida une inovação e interatividade num local jovem e moderno, focado em três pilares principais: humor, música e geek. O empreendimento de 1.300 metros quadrados é resultado da parceria entre PUCRS, Grupo RBS e Tornak Participações e Investimentos. Confira aqui a programação de junho, gratuita e aberta ao público.

Para efetivar sua matrícula, é necessário:

1) Efetuar o pagamento da primeira mensalidade até a data de vencimento.

A Guia de Recolhimento poderá ser impressa na página com a lista dos classificados ou obtida na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15.

Rua da Cultura, Instituto de Cultura, inauguração, lançamento, atração, apresentação, lazer, espetáculo, teatro, Sbornia

Rua da Cultura, um dos novos espaços do Campus / Foto: Bruno Todeschini

2) Entregar a seguinte documentação:

A) Guia de Recolhimento, relativa à primeira mensalidade, quitada.

B) Documento que comprove a sua escolaridade, podendo ser:

ou Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio/2º Grau (devendo constar a aprovação no Estágio para os cursos profissionalizantes, quando previsto na legislação) – 2 (duas) vias, sendo 1 (uma) obrigatoriamente original;

ou Diploma registrado de Curso Profissionalizante de Ensino Médio/2º Grau, ou de Curso Superior – 1 (uma) fotocópia autenticada.

ou Declaração de Equivalência do Ensino Médio/2º Grau para cursos concluídos no Exterior, expedida pelo Conselho Estadual de Educação (Resolução nº 155 do CEE de 21/11/80), em 1 (uma) via autenticada.

ou Histórico de Conclusão de curso (expedido pelo Estabelecimento de Ensino, com Visto Consular, em 1 (uma) via, dispensada a Declaração de Equivalência) para curso equivalente ao Ensino Médio/2º grau, NÃO TÉCNICO, concluído na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, de acordo com os Decretos 2.726 de 10/08/1998 e 6.729 de 12/01/2009.

C) Fotocópias, sem autenticação, dos seguintes documentos:

• Cédula de Identidade (com o respectivo órgão expedidor)
  • CPF
  • Comprovante de Quitação Eleitoral (a partir de 18 anos, conforme legislação)
  • Comprovante de Situação Militar Regular (sexo masculino e 18 anos completos no ano vigente)
  • Para candidatos estrangeiros, prova de permanência legal no Brasil R.N.E (Registro Nacional para Estrangeiros).
atl house, campus repensado, rádio atlântida, grupo rbs, rua da cultura

ATL House também está na Rua da Cultura / Foto: Camila Cunha

O curso de Ciências Aeronáuticas, além da documentação prevista nas letras “A”, “B” e “C” acima, requer do candidato na matrícula inicial, a comprovação de, no mínimo, 15 (quinze) horas de voo em avião, realizadas em Curso de Piloto Privado-Avião, em entidade de ensino de voo homologada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Para isso, deve apresentar à PUCRS a Caderneta Individual de Voo (CIV), onde constem os últimos registros de voo realizados e a Folha de Conferência da CIV, relativa aos registros apresentados, devidamente assinada e carimbada pelo responsável da entidade de ensino de voo.

3) Concluir o processo de matrícula no prédio 15, conforme indicado na página 20 do Manual do Candidato.

Créditos Educativos

A PUCRS oferece modalidades de crédito exclusivas, Proed e Credpuc, que permitem o pagamento de 50% do valor da mensalidade durante o curso, e 50% após a formatura. O grande diferencial é que o pagamento é realizado sem juros, corrigido apenas pelo valor atualizado anualmente pela variação da mensalidade.

Estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em Colégios da Rede Marista contam com um crédito educativo exclusivo para estudar na PUCRS. O Crédito Educativo Marista possibilita que o estudante faça a graduação pagando 40% da mensalidade e o restante parcelado em até uma vez e meia do tempo de utilização. Ou seja, em um curso de 4 anos, o estudante pagará 40% ao longo da graduação e os 60% poderão ser pagos em até 6 anos após a formatura, em parcelas fixas, reajustadas conforme o valor atualizado das mensalidades da graduação.

Informações adicionais e os regulamentos dos programas estão disponíveis no site www.pucrs.br/estude-na-pucrs/incentivo-a-educacao. Outros detalhes podem ser obtidos na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15, ou pelo telefone (51) 3320-3588.