Aprendizado e diversão: PUCRS oferece atividades gratuitas à comunidade no verão

Abertos ao público, os ambientes estimulam o conhecimento

07/01/2019 - 14h05

Observar e conhecer as estrelas e as constelações, realizar leituras em um acervo repleto de obras literárias e científicas ou experimentar e materializar ideias embrionárias em um laboratório. Todos estes serviços estão disponíveis gratuitamente para a comunidade no Campus da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). As atividades funcionam durante o verão.

 

observatório astronômico, astronmia, estrelas, observação, lua, céu

Foto: Marcelo Bruckmann

Observatório Astronômico

Com a atividade Venha conhecer o céu de Verão, o Observatório Astronômico da PUCRS proporciona a identificação visual do céu noturno dessa época e a observação de detalhes dos astros por meio de telescópios. A visita é um roteiro guiado o qual o participante é orientado a identificar as constelações e diferenciar objetos. Neste mês, o destaque é o Gigante Órion, além da observação da Lua. Localizado na sala 601 do prédio 8, o espaço está disponível até o dia 18 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 21h às 23h.

A realização do evento fica sujeita a cancelamento devido à falta de condições meteorológicas adequadas e é aconselhado ligar previamente antes de participar. Os contatos são pelo telefone (51) 3353-4436 (após às 17h) ou pelo e-mail [email protected].

 

Biblioteca, livros, estante

Foto: Gilson Oliveira

Biblioteca Central

Em ambientes climatizados e integrados, a Biblioteca Central Irmão José Otão possui um vasto acervo composto por livros, periódicos, teses, dissertações e materiais multimídia. Situado no prédio 16, o espaço funciona de segunda a sexta-feira. Até o dia 18 de janeiro, o horário é das 8h às 20h, e do dia 21 de janeiro a 22 de fevereiro, das 8h às 19h.

A Biblioteca possui diversos tipos de documentos que estão organizados em quatro grandes áreas do conhecimento: Humanas, Sociais Aplicadas, Ciência e Tecnologia e Linguagens e Artes. Também possui um espaço, localizado no andar térreo, que possui estantes com livros sugeridos para leitura, além das edições mais recentes de revistas de variedades. Além disso, conta com uma sala para pessoas com deficiência visual com recursos e serviços de tecnologia assistiva.

Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (51) 3320-3544 ou pelo e-mail [email protected].

 

Free Zone

Foto: Bruno Todeschini

Laboratório de fabricação digital

O laboratório de fabricação digital, o FabLab, é um espaço para aplicar ideias embrionárias por meio de desenhos em softwares, maquetes e protótipos. O ambiente conta com furadeiras, impressoras 3D e diversas outras ferramentas. O FabLab está localizado no prédio 94 do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Com funcionamento nas sextas-feiras, das 13h às 17h, o local pode ser utilizado via agendamento de horário realizado por meio do telefone (51) 3320-3565 ou pelo e-mail [email protected].


Leia Mais Veja todas