Aplicativo voltado a mulheres quilombolas divulga políticas sociais e direitos

Ação envolve professoras e alunos das Escolas de Humanidades e Politécnica

20/11/2018 - 09h01
quilombolas, aplicativo

Fabiane (E) e Sônia Xavier, do Quilombo Areal da Baronesa: de volta às raízes com a tecnologia/Fotos: Camila Cunha

Um aplicativo voltado a populações quilombolas resulta de um projeto conjunto entre as Escolas de Humanidades e Politécnica. Terá informações sobre políticas sociais e direitos das comunidades remanescentes de quilombos. A ferramenta está em fase de testes por líderes dos grupos que são alvo da iniciativa, uma das destacadas neste Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

A pesquisa interdisciplinar identifica as demandas das mulheres quilombolas e o acesso às políticas públicas previstas no Programa Brasil Quilombola, implementado em 2004 pelo governo federal. Envolve alunos, professores e profissionais de Serviço Social, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Conta com apoio do CNPq, da Fapergs e do edital Praias – Programa de Integração entre as Áreas da PUCRS. “É um projeto inovador e pioneiro no Estado. Com o aplicativo, queremos que as comunidades tenham maior controle e participação na busca por seus direitos de cidadania”, destaca a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Violência, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Patrícia Krieger Grossi, uma das responsáveis pelo estudo.

aplicativo quilombolas

Na visão da professora Ana Paula Terra Bacelo, coordenadora do Bacharelado em Engenharia de Software, da Escola Politécnica, esse é um primeiro passo. “O aplicativo está mais informativo do que interativo. Gostaríamos que, por meio dele, as comunidades se conhecessem, se reconhecessem.” Uma das ideias é criar redes divididas por faixas etárias, possibilitando trocas de informações entre os quilombos.

A reportagem completa da Revista PUCRS está no link.